Estudantes da rede estadual poderão concluir cursos técnicos de nível médio por meio de TCC
AscomGovBA
Os estudantes de cursos técnicos de nível médio da rede estadual poderão concluir a formação com a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Cursos (TCC). As novidades sobre o assunto foram apresentadas pela Secretaria da Educação do Estado, nesta segunda-feira (30), a educadores que trabalham diretamente com a questão nos Centros Estaduais e Territoriais de Educação Profissional e Tecnológica e de unidade compartilhadas da rede, durante formação no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, por meio do curso sobre "O papel do TCC e do estágio na formação dos alunos da Educação Profissional".
A principal mudança diz respeito à implantação da Portaria nº 3704/ 2017, que normatiza o TCC para os cursos técnicos de nível médio, ofertados no âmbito da rede estadual. Esta portaria substitui à de nº 5570/2014, que tornava o estágio um item obrigatório para a conclusão dos cursos técnicos de nível médio. O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, explicou a necessidade desta alteração.
“Queremos ampliar a oferta de oportunidades para que o aluno possa concluir o seu curso e ser diplomado. Isto porque muitos têm dificuldade de realizar o estágio, já que, por trabalharem durante o dia e estudarem à noite, não têm tempo. Também reduzimos a carga horária dos estágios para três mil hora. A carga horária estava muito extensa, com 20, 25% da carga horária total dos cursos, quando a legislação permite que se faça o estágio com o mínimo de 140 horas. Então, ampliando o número de diplomação possível, vamos conseguir colocar mais egressos no mundo do trabalho à disposição da sociedade baiana”, acredita.
Segundo Durval, a proposta do TCC é pautada na interação entre teoria e prática, possibilitando que a aprendizagem escolar extrapole o ambiente físico da escola, promovendo a aproximação da comunidade escolar aos diferentes segmentos da comunidade externa, possibilitando o acesso do estudante a novas tecnologias, conhecimentos e metodologias. “O desenvolvimento do TCC nos cursos de nível médio – a exceção é para o curso de Enfermagem, o qual o estágio é obrigatório – possibilitará a formação de profissionais inovadores, empreendedores e criativos, aptos a enfrentar os desafios que o mundo do trabalho requer”, destaca o superintendente.