MINISTRO DA TRANSPARÊNCIA CRITICA LAVA JATO EM REUNIÃO COM RENAN
30/05 - 07h13m
BAHIA ECONÔMICA
O Fantástico teve acesso a novos trechos de conversas gravadas pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Desta vez, em uma reunião na casa do presidente do Senado,Renan Calheiros, do PMDB, com a participação do atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, quando ele ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça. Segundo Sérgio Machado, na conversa houve troca de reclamações sobre a Justiça e a Lava Jato. Na gravação, Fabiano Silveira faz críticas à condução da Lava Jato pela Procuradoria e dá conselhos a investigados na operação.
Neste mês, ele assumiu o Ministério da Transparência, responsável pela fiscalização, controle e ações do governo para combate à corrupção. O ministério foi criado pelo presidente em exercício Michel Temer no lugar da antiga Controladoria-Geral da União. Funcionário de carreira do Senado, Fabiano Silveira atuava no Conselho Nacional de Justiça. Era conselheiro do CNJ, para onde tinha sido indicado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, quando foi escolhido para ser ministro da Transparência, Fiscalização e Controle do governo Temer, o órgão que substituiu a Controladoria-Geral da União.
Cerca de três meses antes de assumir o cargo, Fabiano Silveira esteve em uma reunião na casa de Renan Calheiros, onde a Lava Jato foi amplamente discutida com investigados. Durante as tratativas do acordo de delação premiada, o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado disse que no dia 24 de fevereiro deste ano foi à casa de Renan Calheiros para conversar, entre outras coisas, sobre, “as providências e ações que ele estava pensando acerca da Operação Lava Jato” e disse que participaram dessa conversa dois “advogados de Renan”, um de nome Bruno e outro, Fabiano.
Sérgio Machado disse: “No início relatei aos advogados sobre o que ocorreu em minha busca e apreensão”. E, na revelação mais importante, Sérgio Machado diz que “trocamos reclamações gerais sobre a Justiça e sobre a Lava Jato”.
Sérgio Machado gravou a conversa. Participam da reunião, além de Sérgio Machado e Renan Calheiros, presidente do Senado, Bruno Mendes, um advogado, ex-assessor de Renan, e Fabiano Silveira. Ou seja, o atual ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, encarregado de combater a corrupção no Governo Federal, participou de uma conversa em que, segundo Sérgio Machado disse aos investigadores, foram feitas críticas à Lava Jato e à Justiça. (g1)
Comentários