45 ANOS DE HISTÓRIA DO COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR LUIZ VIANA FILHO



Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho

O Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho surgiu da união do Ginásio de Guanambi e Ginásio São Lucas. Nasceu em 05/02/1970 pelo decreto nº 21705 e recebeu este nome em homenagem ao governador do Estado "Dr. Luiz Viana Filho". Em 02/03/1970. Hoje, com mais de 2000 alunos, a escola é classificada como grande porte, oferecendo os cursos: Ensino Fundamental da 5ª a 8ª série, Ensino Médio e Tempo Formativo III.


O NASCIMENTO DO COLÉGIO ESTADUAL GOVERNADOR LUIZ VIANA FILHO – GUANAMBI-BA



1- O Ginásio de Guanambi criado em 26/10/1953 por Dr. Laerte Ribeiro, médico, educador e outros, funcionou no casarão cedido pelo Dr. Benjamin Vieira, a Rua Cel. Pedro Francisco de Moraes, em 28/11/1963 por Decreto de nº 19019 foi autorizado o curso Pedagógico (Normal) passando assim ser chamado de Ginásio e Escola Normal de Guanambi entidade particular, mantida pela Associação Amigos de Guanambi (pertencente a um grupo político), passou a funcionar em 1964 na sua sede própria situado a Praça Manoel Novaes com ensino de 1º Grau e curso Pedagógico, onde funcionou com o primeiro, segundo e terceiro ano pedagógico sendo que, o terceiro ano funcionou com três alunos: Joaquim, Margarida e Marieta. Este Ginásio teve quatro diretores: Dr. Laerte Ribeiro, Prof. Décio Lima de Novaes, Dr. Germinio Teixeira Freire e Maximinio Cotrim Fernandes, e a partir de 1965 a 1969 um secretário, Joaquim Alves Brito.



            2- O Ginásio São Lucas também de Guanambi, particular foi criado no ano de 1958 pelos educadores Dr. Laerte Ribeiro e Prof.ª Enedina Costa de Macedo proprietária, que depois de alguns anos com a criação do curso Normal passou a ser chamado Ginásio e Escola Normal são Lucas, em 1962 ficou sendo mantido pela Associação Guanambiense de Cultura e Assistência Social (também pertencente a outro grupo político) funcionou no inicio, na Rua 10 de novembro e depois na sua sede própria que fica na Praça Manoel Novaes, também teve vários diretores: Enedina Costa de Macedo, Dr. Gileno Pereira Donato e outros.

            3- Para criar o Colégio Estadual em Guanambi era necessário que as duas Associações fizessem a doação dos prédios com todos equipamentos, que pertencia a cada uma um grupo político por intermédio do Deputado Estadual Vilobaldo de Freitas e o Prefeito da época Sr. Jonas Rodrigues da Silva conseguiram a união das referidas associações passando a escritura de doação ao estado. Em 05/02/1970 por Decreto nº 21705 surgiu o Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, recebeu este nome em homenagem ao governador do estado “Dr. Luiz Viana Filho”. Em 02/03/1970 foi iniciado o ano letivo com aula inaugural no auditório da escola com a participação da Prof.ª Zélia Guimarães funcionária da SEC que por determinação da mesma foi nomeada para instalação e funcionamento do Colégio Estadual, a solenidade teve a participação de professores, alunos, funcionários e comunidade. O ano letivo foi iniciado com quarenta e cinco professores pago pelo estado, cinco funcionários pela prefeitura municipal, conforme convênio feito entre estado e prefeitura, e mais de novecentos alunos do ensino fundamental e normal, desses quarenta e cinco professores que deram inicio no Colégio Estadual, dois deles ainda prestam serviço à escola,Josabeth Lemos de Almeida e Joaquim Alves Brito. Após o inicio do ano letivo a Prof.ª Zélia Guimarães por necessidade de retornar a capital de Salvador, deixou por portaria ao Prof. Cláudio Felipe Hoffman para assumir provisória a direção da escola até determinação da SEC. Nesta escola teve e funcionou: APM (Associação de Pais e Mestres) criada em 12/09/1970, em 17/06/1994 passando a ser APA(Associação de Pais e alunos) ; Grêmio Cultural Estudantil (Jorge Amado) a partir de 1974 passou a ser Centro Cívico Major Cosme de Farias, tendo como orientadora a professora Elvira Ana da SilvaCOOPETAN (Cooperativa Escolar Dr. Tancredo de Almeida Neves e atualmente funciona a Banda (Fanfarra Jose Teixeira). A partir de 1972 funcionaram os cursos de: Normal, Técnico em Contabilidade, Assistente de Administração, Estudos Adicionais, Agropecuária, Acadêmico e Exame Supletivo de 2º Grau. O Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho obteve vários diretores: Cláudio Felipe Hoffman, Niuza Fernandes Cardoso, Yolanda Pereira Martins, Elvira Ana da Silva, Ivone Fernandes Ribeiro dos Santos, Maria das Dores Cardoso Gomes, Aparecida Jesuína Marques de Castro e atualmente a Prof.ª Aparecida de Souza Cabral. A escola teve dois secretários de 1970 a 1971 Prof.ª Terezinha Teixeira Santos durante o convênio, e a partir de 1972 Joaquim Alves Brito até a presente data. Atualmente o Colégio tem mais de dois mil alunos, noventa e dois professores (Efetivo REDA e Estagiários), com quarenta e nove funcionários também (Efetivos, REDA, Prefeitura e PS), funcionando os cursos: Fundamental, Ensino Médio e Tempo Formativo – EJA III.
O Dr. Luiz Viana Filho em sua rápida passagem em Guanambi, mesmo fora do governo e da política, fez uma visita à  esta escola.

 Joaquim Alves Brito

FOTOS HISTÓRICAS













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão