Bancos desrespeitam lei dos 15 minutos


Tribuna da Bahia
Foto: SXC/Creative Commons
52 minutos foi o maior tempo de espera para atendimento encontrado pelos fiscais do Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), durante a “Operação Fila de Bancos”, realizada ao longo da semana passada. O balanço final foi divulgado nesta segunda-feira (27), na sede da SJCDH.
A ação foi feita para apurar se as instituições bancárias estão respeitando a lei municipal nº 5.978 de 2001, que estipula o prazo máximo de 15 minutos para que o consumidor seja atendido, em dias normais. A operação foi dividida em quatro fases, e resultou na autuação de oito dos 34 estabelecimentos visitados.
Os estabelecimentos que apresentaram irregularidades foram: Caixa Econômica Federal (Canela, Shopping Barra e Largo do Tanque), Bradesco (Rio Vermelho, Centro Empresarial  Iguatemi), Itaú Unibanco (Imbuí), HSBC (Avenida Sete), Banco do Brasil (Salvador Shopping). Além de descumprirem a lei dos 15 minutos, alguns estabelecimentos não possuíam a máquina de distribuição das senhas que comprovam o momento da chegada do consumidor à agência.
Segundo o Superintendente do órgão, Ricardo Maurício Freire Soares, os consumidores devem ficar atentos sempre o tempo de atendimento e, caso os estabelecimentos ultrapassem o prazo estipulado pela lei, em dias normais, a população poderá denunciar a prática ao Procon. O contato é denuncia.procon @sjcdh.ba.gov.br. 
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