Porto Seco de Guanambi dá passo decisivo, afirma deputada Ivana Bastos

 
Sexta, 26 de Abril de 2013  
 
A deputada Ivana Bastos comemorou o resultado do Seminário da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), realizado em Barreiras, nessa sexta-feira (26/04), que reuniu mais de duas mil pessoas em defesa da ferrovia. 

A parlamentar, que é presidente da Comissão Especial da Fiol na Assembleia Legislativa da Bahia, colegiado participante da organização do evento, destacou o sucesso do encontro. Para ela, a mobilização refletiu a decisão política da Bahia de que 2013 é o ano da Fiol.

Durante o encontro, as diversas entidades organizadoras do evento, entregaram ao ministro César Borges a “Carta de Barreiras Fiol: A Bahia quer, o Brasil precisa”, contendo os pontos cruciais para a obra entrar nos trilhos.

De modo especial, a deputada Ivana Bastos reivindicou duas soluções imediatas para a Fiol. A primeira delas é a definição urgente sobre as localizações dos pátios intermodais que deverão ser implantados no percurso da ferrovia. Para a deputada, é preciso que além das cidades de Barreiras/São Desidério, Caetité, Brumado/Tanhaçu e Ilhéus, para as quais já estão previstas unidades modais, sejam também implantados pátios nos municípios de Jequié, Guanambi e Bom Jesus da Lapa. Outro ponto reivindicado no documento, foi a liberação imediata das obras do Lote 5 (Guanambi) e 5A (ponte sobre o Rio São Francisco).

O ministro dos Transportes, César Borges, em seu pronunciamento, admitiu a necessidade da criação dos novos pátios propostos pela parlamentar, inclusive o de Guanambi, pela importância que o município tem como cidade pólo do centro comercial da região.

Outra grande notícia para Guanambi, foi a afirmou feita pelo ministro de que pretensão do seu ministério é de que até agosto de 2013 todos os gargalos da Fiol estejam resolvidos, de modo que a ferrovia recupere a plena retomada das obras ainda este ano. Inclusive a liberação imediata das obras do Lote 5 (Guanambi) e 5A (ponte sobre o Rio São Francisco). Dessa forma, o ministério anunciou que a resolução das pendências citadas determinará gastos de R$ 1 bilhão com a ferrovia em 2013, contra os pouco mais de R$ 170 milhões executados em 2012.

Estiveram presentes diversas autoridades, dentre elas o governador, Jaques Wagner, o ministro dos Transportes, César Borges, e o ministro dos Portos, José Leônidas de Menezes, o presidente da Codevasf, Elmo Vaz, toda a diretoria da Valec S.A, empresa responsável pela obra, incluindo o seu presidente, Josias Sampaio.

Também compareceram os senadores Lídice da Mata e Walter Pinheiro, um dos organizadores do encontro, além de seis deputados federais, dentre eles João Leão, principal articulador do seminário. Também compareceram 14 deputados estaduais, dentre eles os que integram a Comissão Especial da Fiol. Compareceram também mais de 30 prefeitos, representados por suas diversas associações. (Ascom)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão