Novo modelo de desenvolvimento sustentável no sertão baiano
As Associações dos Pequenos Produtores da Mata Verde, Laranjeiras, Bom Jardim e Marimbo estão realizando um novo modelo de desenvolvimento sustentável no sertão baiano. As quatros associações da região se uniram em uma missão de promover a sustentabilidade, visando a melhoria da qualidade de vida da população da região do semi-árido, através da realização de palestras e elaboração de projetos que visam resolver problemas históricos da comunidade, tais como: água para abastecimento humano - Programa Água Para Todos; energia elétrica - Programa Luz Para Todos; melhoria e mecanização agrícola - Projeto de aquisição de um trator com implementos agrícolas (COTEBA) ; melhoria das moradias - Programa Funasa/Prefeitura Municipal de Palmas de Monte Alto.
Na atualidade, as associações conquistaram as principais reivindicações e agora planejam novos projetos de desenvolvimento da melhoria da qualidade de vida, ampliação da produção agrícola e garantia de emprego e renda.
Outro aspecto importante é a realização de uma parceria que envolvem os Governos Federal, Estadual e Municipal, EBDA, CAR, COTEBA, Legislativo, Associações, entre outras instituições, objetivando ações conjuntas de desenvolvimento sustentável.
Comunidades da Mata Verde, Laranjeiras, Bom Jardim e Marimbo são beneficiadas com 59 cisternas em Palmas de Monte Alto
Assinatura do convênio na CAR em Caetité |
Hoje (29), em sede da Associação da Mata Verde em Palmas de Monte Alto, a Presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Mata Verde e Adjacências -Tereza Montalvão, Tesoureiro - Julio Lélis, Vereador José Carlos Latinha, Claúdio, diretores e mais de 40 famílias participaram de uma reunião de esclarecimento sobre o processo de construção de cisternas do Programa Água Para Todos, através de convênio realizado pela entidade e a CAR - Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional , que libera recursos para a construção de 59 cisternas em Palmas de Monte Alto.
Também o Vereador José Carlos Latinha participa, de dois em dois meses, das reuniões das associações realizando diversas palestras de conscientização e educação, visando fortalecer as entidades com ações teóricas e práticas. O objetivo é fazer um laboratório de desenvolvimento sustentável e transmitir essa experiências para as comunidades da zona rural de Guanambi e região.
Comentários