Câmara realiza sessão itinerante na UNEB para homenagear os 20 anos do Campus XII

Tribuna Popular


 
A Câmara de Vereadores de Guanambi, em homenagem aos 20 anos do Campus XII da Universidade do Estado da Bahia, promoveu na noite desta segunda-feira, dia 29/08, mais uma edição da sessão itinerante. O evento contou com a presença de autoridades de diversos segmentos, além de docentes e discentes da UNEB.
No espaço da tribuna livre, o controlador da Câmara de Vereadores de Guanambi, e então ex-aluno da UNEB, Eunadson Donato, defendeu que "a educação é um direito de todos e constitui um dever do Estado", frisando que Guanambi se divide em duas eras: antes e depois da instalação da UNEB no município.
A professora Maria Euvira fez um emocionante relato histórico sobre a trajetória da UNEB, desde sua fundação, em agosto de 1989, até os dias atuais. Para a professora, "só a educação pode mudar a vida e mundo", relembrando também que a primeira sala, computador, digitador e secretária da Faculdade de Educação de Guanambi foram da Câmara de Vereadores.
O professor Jorge Adilson falou da representatividade desta data, relembrando do desafio que teve que enfrentar durante sua gestão para ampliar a oferta de cursos no Campus XII. O professor falou ainda do papel da Câmara de Guanambi na defesa do patrimônio municipal, defendendo mais apoio à UNEB.
Para o professor Osaná Macedo "se não tivéssemos tido as dificuldades enfrentadas para chegarmos até aqui, não teríamos motivos para comemorar estes 20 anos de história do Campus XII". O professor aproveitou para conclamar mais apoio da classe política para envidar esforços por mais crescimento e desenvolvimento do campus.
O diretor do Campus XII, Marcius de Almeida Gomes, iniciou fazendo um balanço da contribuição da UNEB, que já formou mais de 1000 pedagogos, 250 professores de educação física, 40 administradores e 16 enfermeiros. Marcius defendeu que o governo estadual reconheça a importância da Universidade do Estado da Bahia e suas potencialidades em todo o território estadual.
No espaço aberto aos vereadores, o vereador Agostinho Lira enumerou diversos empreendimentos que, há 20 anos atrás, eram tidos como desnecessários, e hoje contribuem muito com o funcionamento do município, como o Batalhão de Polícia Militar e o Ciretran. Agostinho falou de como a UNEB é importante para a região, para a Bahia e para o Brasil, tendo seu quadro de professores, contribuído para o seu crescimento ao longo destes 20 anos.
O vereador Vá Donato falou de sua satisfação em presenciar este importante momento da UNEB. Vá Donato também parabenizou o prefeito Charles Fernandes pelas obras que tem realizado e o presidente da Câmara de Guanambi, Hugo Costa, pela atuação proativa frente à Câmara. O vereador afirmou também que atualmente os produtores de leite não tem encontrado apoio da COOPAG, cujo número de associados está restrito a uma pequena fatia.
O presidente da Câmara, Hugo Costa, congratulou todos os integrantes da UNEB pelos 20 anos do Campus XII, informando que, quando esteve à frente da presidência da CDL, pleiteou, juntamente com a universidade, a implantação do curso de Administração em Guanambi, polo do comércio regional. Hugo falou também da assinatura, no gabinete do prefeito Charles Fernandes, na última sexta-feira, 26, do termo de convênio para cessão da área para construção do centro de recuperação de dependentes químicos, em Ceraíma. O presidente também registrou a visita da TRIP Linhas Aéreas a Guanambi, defendendo que é preciso mais agilidade por parte do governo na liberação de uma unidade do corpo de bombeiros para Guanambi e encerrou dizendo dos benefícios que a comunidade universitária provoca na dinâmica do município, como geração de pesquisa, amadurecimento do mercado de trabalho e aumento na demanda por bens e serviços.
O vereador Péricles Carvalho afirmou ter vivenciado as dificuldades enfrentadas pela universidade pública e aproveitou para parabenizar o ex-governador Nilo Coelho pela decisão de trazer a UNEB para o município. Péricles disse ainda que alunos do Campus XII relataram anseio por melhorias no transporte e segurança interna, e aproveitou para encaminhar as solicitações aos responsáveis.
O vereador Vítor Bonfim afirmou: "Que o governo não se esqueça da UNEB - Campus XII, pois foi graças a ela que a vinda de outros cursos e faculdades para o município foi possível". Vítor também disse ser a favor que a UNEB tenha orçamento próprio, para melhor gerir seus recursos e executar seus projetos em prol de seu crescimento.
O vereador Latinha afirmou que "a vertente do desenvolvimento passa pela capacitação, consolidação dos atuais cursos da UNEB e consequente ampliação da oferta de cursos", falando ainda da necessidade de melhorar laboratórios, fortalecer a biblioteca, garantir melhores salários e incentivar a pesquisa entre os estudantes. O vereador também falou da captação de recursos para os projetos de "Resgate da Marujada" e o de "Dinamização do Museu", parabenizando o gerente do Banco do Nordeste, Sr. Jonas Sala, pelo empenho e esforço nesta empreitada.
O vereador Ruy Azevedo afirmou que o grande objetivo da universidade é preparar cidadãos pensantes. Segundo ele, "a universidade é o local onde podemos enxergar a plena cidadania". Para Dr. Ruy, a presença da UNEB no interior da Bahia é fundamental para permitir o acesso a muitos estudantes e encerrou lembrando do avanço das universidades no governo Lula.
O vereador Elder Guimarães disse que ver a UNEB hoje é como ver o crescimento de uma árvore, plantada há 20 anos atrás, dizendo que também acredita na necessidade de ampliar o número de cursos do Campus. Elder também fez um pedido ao comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar para reforçar o policiamento no distrito de Ceraíma.
O vereador Adão Oliveira lamentou os baixos salário pagos aos professores e também cobrou por mais policiamento no distrito de Ceraíma.
Por fim, o vereador Nenzinho pontuou que os professores precisam ser mais valorizados, parabenizando a todos os homens e mulheres que deixam de seguir carreiras mais rentáveis para se dedicarem ao sacrifício de ser professor em uma sociedade marcada pela violência.

Comentários