Parque Estadual da Serra dos Montes Altos
O Governo do Estado criará, na próxima segunda-feira (29), um mosaico com duas Unidades de Conservação de Proteção Integral, localizado entre os biomas caatinga e cerrado. O ato acontecerá durante a posse dos 13 conselhos gestores de unidades de conservação, que será realizada no auditório principal da Fundação Luiz Eduardo Magalhães (FLEM), às 9h e contará com a presença do governador Jaques Wagner.
Unidades de Conservação- As duas Unidades de Conservação que serão criadas são: o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos e o Refúgio de Vida Silvestre da Serra dos Montes Altos, localizadas no Sudoeste baiano, em uma região que sofre com a ação do homem.
De acordo com a técnica da Diretoria de Unidades de Conservação, Samantha Grimaldi, a área escolhida sofre com atividades degradantes, como a produção de carvão, queimadas e a retirada de madeira ilegal. “É uma região extremamente rica em recursos hídricos, com três cachoeiras expressivas e 148 nascentes, onde se encontra a presença de felinos e outros mamíferos de grande porte, além de apresentar espécies da flora e da fauna em extinção. O mosaico de UCs está numa área que carece de proteção”, destaca.
A região onde serão criadas as UCs, localizadas no Território de Identidade Sertão Produtivo, é rica também em patrimônio cultural. Durante as visitas dos pesquisadores da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), foram encontrados sítios arqueoastronômicos e arqueológicos, além de artes rupestres, localizadas em grutas e abrigos. A partir dessas descobertas, foram elaborados relatórios e disgnósticos que subsidiaram o processo de criação do mosaico.
Comentários
Avaldo Filho