EXCLUSIVO BJÁ: VALEC LANÇA EDITAL DA OESTE-LESTE COM 11 LOTES DE 150KM




1. A Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL - que não passava, em 2006, de uma simples proposta posta através de um esboço de traçado do possível trajeto, veiculado no programa de TV do então candidato Jaques Wagner, começa a virar realidade, com o lançamento pela VALEC, empresa vinculada ao Ministério dos Transportes, na presença do Presidente Lula, nesta sexta-feira, 26, em Ilhéus, o edital de licitação.

2. A velocidade da condução do processo de execução do projeto demonstra que, apesar de obstáculos colocados pelo IMA existe vontade política muito forte, para sua execução. Seguem algumas informações exclusivas conseguidas pelo BJÁ.

3. Projetada para ligar o Porto Sul, em Ilhéus, até a ferrovia Norte Sul, em Figueiropólis (TO), com seus 1.526 km de extensão, deve ser construída em 11 lotes distintos compreendendo trechos de leito de estrada, medindo em torno de 150 km cada, contando ainda com duas megapontes sobre os rios São Francisco e Tocantins.

4. Inicialmente, pensava-se que o trajeto de menor resistência para transporte ferroviário, no trecho baiano, teria um traçado que sairia do Oceano Atlântico subindo pelos vales dos rios Almada e Contas, depois pelo Brumado e desceria todo vale do Paramirim até o São Francisco, novamente subindo pelos vales do Grande e Rio de Janeiro até alcançar o chapadão do Oeste baiano.

5. Mas a opção do projeto básico foi, a partir de Brumado, acompanhar os vales dos rios Antonio, São Francisco, Corrente e Fêmeas (município de São Desidério), onde haverá o Terminal Intermodal do Oeste, distante 1.001 km da Costa Atlântica e destinado ao carregamento da produção de grãos da região, o qual chegará através de transporte rodoviário regional.

6. Além do terminal de grãos do Oeste haverá outro - Sudoeste - nas proximidades de Correntina, e os Pólos de Caetité, para escoamento dos minérios de ferro e outros; e de Jequié, onde se pretende instalar indústrias de beneficiamento dos produtos da região Oeste.

7. A ponte sobre o Velho Chico situar-se-á próximo a foz do rio das Rãs, entre as cidades de Malhada e Bom Jesus da Lapa, na localidade de Boa Vista, estando projetada para medir 2.200 m de extensão, o que a tornará, disparadamente, a maior ponte sobre este curso d'água e a segunda em solo brasileiro, perdendo apenas para a Rio-Niteroi.

8. A sobre o rio Tocantins medirá 1.200 m e também deve ser considerada uma das maiores do País.

9. Para construção da ferrovia serão montados canteiros de obras em Ilhéus, Jequié, Tanhaçu, Brumado, Guanambi, Bom Jesus da Lapa, Correntina e São Desidério, estando previsto a utilização da mão-de-obra de 20.000 empregados para execução dos trabalhos, quando estiver em ritmo acelerado.

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