Em desespero, Globo tenta reverter “queda livre” do Fantástico

Após sofrer uma queda significativa no ibope em suas últimas edições, o Fantástico passará por mudanças estruturais, informa a coluna Ooops!, do UOL. A recuperação na audiência do programa — abalada pela concorrência com atrações como Domingo Espetacular e com a atração comandada por Gugu na Record — tornou-se uma obsessão entre a cúpula da Globo.

Além de Casseta & Planeta, outros núcleos de humor e entretenimento da casa serão convocados a sugerir novos quadros. Não há indícios de que a emissora trocará os apresentadores do Fantástico — que, até o momento, foram inocentados de qualquer responsabilidade pela queda na audiência.

Na edição de domingo (25), o programa — um dos carros-chefes na audiência da Globo — registrou média de 18 pontos, contra 16 da Record e 11 da RedeTV!, segundo dados consolidados do ibope. Cada ponto equivale a cerca de 60 mil residências na Grande São Paulo.

A mesma Ooops! revelou que, somente nos últimos dez anos, o Fantástico perdeu mais de 30% de seu ibope — em média, um em cada três telespectadores. Segundo levantamento de médias anuais de audiência na Grande São Paulo, a queda se acentuou, coincidentemente, após a saída de Gloria Maria — de 28,2 pontos obtidos em 2007, último ano de Glória, para 23,4 pontos em 2009 (média calculada até 11 de outubro).

O programa passou por mudanças no decorrer dos anos e, em 2009, adotou viés mais popularesco em busca de uma nova identidade. Nos últimos dois primeiros domingos de outubro, a média de ibope do Fantástico ficou por volta dos 20 pontos.

Portal vermelho
Da Redação, com informações da Folha Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão