Lançamento do marco regulatório do pré-sal


Agência Brasil

envie por e-mail
imprimir
comente/comunique erros
download gratuito

Brasília - Começou o lançamento do marco regulatório para exploração de petróleo na camada pré-sal com a apresentação de um vídeo explicativo com o histórico da exploração do petróleo no Brasil. O governo deve apresentar quatro projetos de lei, que serão enviados ao Congresso Nacional em regime de urgência.

Além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de sua mulher, Marisa Letícia, participam do lançamento do marco regulatório a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, e o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, principais responsáveis pela elaboração do modelo. Também estão presentes o presidente do Senado, José Sarney, e o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer. A expectativa é que 3 mil pessoas participem do evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Os projetos tratarão do marco regulatório, da criação da Petrosal, estatal que ficará responsável pela administração do pré-sal, de um fundo social e da capitalização da Petrobras para financiar a exploração.

Já está definido que a Petrobras será a operadora de todos os blocos da área do pré-sal. A União poderá contratar exclusivamente a estatal ou realizar licitação com livre participação de empresas. Nas áreas que forem licitadas, a Petrobras terá participação mínima de 30%.

O regime de exploração será o de partilha de produção. Diferente do sistema de concessão, na partilha o Estado se torna sócio das empresas no empreendimento. O petróleo pertence à União e as empresas são remuneradas pela exploração, além de receberem parte do lucro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão