FERROVIA LESTE/OESTE





BA e Valec definem cronograma da Oeste-Leste

O cronograma de execução das obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste, que vai ligar os municípios de Luís Eduardo Magalhães/Figueirópolis, na região oeste, a Ilhéus, no litoral, foi definido em reunião na Governadoria. As obras começarão em junho de 2009.

No encontro entre representantes do Governo do Estado e da empresa federal Valec, responsável pela construção de ferrovias, também foi definido o lançamento, até o final deste ano, do edital de subconcessão da ferrovia na Bolsa de Valores de São Paulo, prevendo condições para exploração de trechos pela iniciativa privada.

A previsão é de que o primeiro trecho Ilhéus-Caetité seja concluído em julho de 2011. Já o término do trecho Caetité-Barreiras/São Desidério está previsto para julho de 2012. O trecho de Barreiras/São Desidério até Figueirópolis, no estado do Tocantins, deve ficar pronto em dezembro de 2012.

O investimento previsto é de, aproximadamente, R$ 6 bilhões para construir a ferrovia que terá extensão de 1.500 quilômetros – sendo que em solo baiano são 1.100 quilômetros. O objetivo é promover o escoamento das cargas do centro-oeste brasileiro e baiano (grande produtor agrícola e mineral), oferecendo um complexo logístico que também será complementado por ligações rodoviária e hidroviária, conforme prevê o projeto estadual de desenvolvimento da infra-estrutura de transportes.
Até a definição do cronograma, a Valec, com o apoio da equipe do governo estadual, já havia lançado o edital para a consultoria em projetos para a ferrovia e finalizado o levantamento aerofotogramétrico da área, dando andamento ao projeto. “Todas as ações vêm sendo feitas e definidas em parceria e em perfeita sintonia entre os governos estadual e federal”, afirmou Eracy Pereira, coordenador-executivo da Casa Civil do Governo da Bahia, que participou da reunião.
Participaram também da reunião, presidida pela secretária da Casa Civil da Bahia, Eva Chiavon, o presidente da Valec (empresa federal responsável pela construção de ferrovias), José das Neves- o “Juquinha”, além dos secretários de estado das pastas que estão acompanhando o andamento das obras pelo governo estadual. São elas: secretarias de Infra-estrutura (Seinfra), Indústria, Comércio e Mineração (Sicm), Planejamento (Seplan) e Meio Ambiente (Sema).
Uma das bandeiras de mobilização do governo baiano na busca de soluções de logística para o desenvolvimento, a Ferrovia da Integração Oeste-Leste faz parte do Plano Nacional de Viação. A proposta é fazer com que o estado seja integrado à malha ferroviária nacional em direção à Ferrovia Norte-Sul, promovendo também a integração regional entre Brasília, Goiás, Tocantins, Bahia, Sul do Piauí e rotas marítimas do Oceano Atlântico.
Entre as vantagens previstas para a Bahia estão a redução de custos sociais e privados dos transporte de insumos e produtos, o aumento da competitividade dos produtos do agronegócio com possibilidade de implantação de novos pólos agroindustriais, dinamização das economias locais, alavancando novos empreendimentos na região, aumento da arrecadação de impostos, conexão com a malha ferroviária nacional, além de geração de empregos.
A ferrovia deve fomentar ainda mais o desenvolvimento agrícola da região oeste do estado, cuja previsão é de uma produção de 6,7 milhões de toneladas em 2015. Os principais produtos a serem transportados são soja, farelo de soja e milho, além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro.

Fonte: Valec - Ministério dos Transportes

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