Parque Eólico Alto Sertão

Raio Laser - Tribuna da Bahia
Críticas
O presidente do PR na Bahia, deputado José Rocha, também disse que falhas graves de planejamento e execução da Chesf impedem que a energia de parques eólicos da Bahia chegue até milhares de residências e estabelecimentos comerciais do estado. “É inaceitável a situação do Parque Eólico Alto Sertão, na região de Caetité, Igaporã e Guanambi, onde centenas de aerogeradores estão parados porque até hoje não foi construída a linha de transmissão pela Chesf”, protestou o deputado durante audiência pública da Comissão de Minas e Energia em Brasília.
Gravidade
Mais grave, segundo o deputado, é saber que o consórcio privado que instalou o parque eólico está sendo remunerado com recursos públicos, mesmo sem produzir um único quilowatt de energia, em função de obrigação contratual.
Ressarcimento
O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) também anunciou que vai pedir ao Ministério Público Federal e ao Tribunal de Contas da União (TCU) a abertura de um processo de responsabilização criminal de autoridades do governo federal, com ressarcimento dos prejuízos financeiros causados ao erário pelo atraso na construção da linha de transmissão da energia gerada pelo parque eólico instalado no município de Caetité, no sudoeste baiano.
Pompa
O parque foi inaugurado com pompa e circunstância pelo governos estadual e federal, em julho do ano passado, entretanto, ainda não entrou em operação, devido a inexistência da linha. Segundo Imbassahy, o prejuízo estimado é de R$650 milhões. De acordo com as regras previstas no contrato com a empresa Renova Energia, que instalou o parque eólico, o governo tem pago R$33 milhões mensais por não conseguir vender a energia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão