Bahia intensifica combate à dengue e lança nova campanha





As ações estaduais em prol do controle e do combate ao mosquito da dengue seguem de maneira intensa por toda a Bahia. Nesta segunda-feira (11), prefeitos de 98 municípios assinaram termo de compromisso com o governo para a realização de seleção pública, a cargo do Estado, visando a contratação de 2.500 agentes de combate a endemias.

Uma vez selecionados, eles vão se somar aos 4.230 em atividade atualmente, perfazendo um total de 6.730 agentes voltados unicamente para o combate à dengue. Esse número corresponde a 96,6% da equipe necessária para o controle ideal do Aedes aegypti no estado, segundo pesquisa realizada pela Secretaria da Saúde (Sesab). Além disso, a seleção pública vai contribuir para o processo de desprecarização dos vínculos de trabalho dos agentes, empreendido pelo governo da Bahia desde 2007.

“Os agentes comunitários de saúde são a porta de entrada do SUS. Por isso estamos avançando na desprecarização, regularizando os vínculos empregatícios e realizando treinamentos. Sendo mais reconhecidos e qualificados, eles poderão contribuir de maneira mais eficaz no combate à dengue e a outras endemias, daí essa parceria entre o governo estadual e os municípios”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Na ocasião, a Sesab lançou a nova campanha publicitária de combate à dengue, cujo tema de 2010 é Atitude. O Melhor Remédio Contra a Dengue. A campanha estadual, alinhada à do Ministério da Saúde, visa a conscientização da população quanto à responsabilidade de cada cidadão em participar ativamente no controle da doenç

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão