PORTAL VERMELHO: Vânia Marques é eleita presidenta da CONTAG e faz história
Vânia Marques, nova presidente da Contag | Foto: reprodução/Instagram
Primeira mulher a liderar a Confederação em 61 anos, líder baiana assume com missão de fortalecer o sindicalismo rural e valorizar a agricultura familiar.
por Barbara Luz
A Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) encerrou nesta quinta-feira (03), em Luziânia-GO, o seu 14º Congresso Nacional com um marco inédito: a eleição da primeira mulher para a presidência da entidade. Com 96,6% dos votos válidos, Vânia Marques foi escolhida para comandar a maior confederação de trabalhadores rurais do país, assumindo a gestão 2025-2029.
A votação, feita de forma digital, consagrou a chapa “Unidade e Empoderamento: Fortalecendo a agricultura familiar”, que também garantiu paridade de gênero na diretoria e 20% de participação de jovens. Dos 1.385 delegados aptos, 1.338 votaram na chapa, num gesto claro de unidade e renovação dentro do movimento sindical rural.
Baiana, assentada da reforma agrária, educadora e comunicadora popular, Vânia Marques Pinto acumula uma trajetória sólida no sindicalismo. Já foi secretária de Política Agrícola da CONTAG, e ocupou cargos de liderança na Fetag-BA e na CTB.
Emocionada após o resultado, ela agradeceu aos sindicatos e federações: “Primeiro, eu não poderia deixar de dizer uma coisa: muito, muito, muito, muito obrigada a cada uma e cada um de vocês. Nós, que somos militantes deste movimento sindical, sabemos a nossa responsabilidade. Estamos aqui porque somos apaixonados e acreditamos que podemos ser agentes da transformação. E é com esse sentimento que eu olho para vocês.”
Além do simbolismo, a eleição de Vânia reflete um movimento concreto dentro da CONTAG para romper barreiras estruturais. “A paridade de gênero não é só número, é espaço real de decisão. Esse momento mostra que estamos desmontando, por dentro, a lógica machista e patriarcal que ainda persiste na sociedade”, afirmou Vânia em entrevista ao Portal Vermelho antes da eleição.
O 14º Congresso reuniu cerca de 2 mil pessoas entre delegados e convidados de todo o país. Com o lema “Movimento Sindical fortalecido e Agricultura Familiar valorizada”, o evento discutiu temas como reforma agrária, políticas públicas para o campo, enfrentamento das mudanças climáticas, violência no campo e sucessão rural.
Durante os debates, foram aprovadas resoluções estratégicas como o apoio à campanha “Vida Livre de Violência” contra o assédio, e a entrega da Carta da Juventude Rural com reivindicações para o Plano Nacional de Juventude. Para o ministro ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) Paulo Teixeira, presente na abertura, “a CONTAG tem sido fundamental na construção das políticas para a agricultura familiar, como o PAA, que nesta semana fechou nova licitação de quase R$ 1 bilhão”.
Para o próximo ciclo, Vânia assume com o desafio de ampliar o diálogo institucional e garantir orçamento e políticas públicas que cheguem de fato aos territórios. “Temos uma grande responsabilidade, principalmente à frente desta grande confederação, que é a maior Confederação de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares do mundo. Mas essa responsabilidade não é só da Diretoria da CONTAG, nós só vamos conseguir fazer as mudanças necessárias se vocês que estão nos Sindicatos e Federações se somarem à esta luta”, afirmou.
Com respaldo amplo, a nova diretoria assume com o desafio de consolidar um modelo de desenvolvimento rural sustentável e solidário, valorizando quem alimenta o país e construindo uma CONTAG mais representativa, combativa e igualitária.
__
com agências
Comentários