Victor Zamberlan, professor da Unesp, conversa com jornalistas sobre IA

 


A Inteligência Artificial é o debate no momento também no Jornalismo. E para debater o assunto, o Sinjorba promove uma roda de conversa com o professor Victor Zamberlan, pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade (LECOTEC) da Unesp. A palestra-debate será no dia 17 de setembro, com entrada gratuita, na Casa do Artesanato da Bahia (Porto da Barra), às 18h.

Em conversa conosco, Zamberlan declarou que está animado para essa troca de ideias e espera que no dia 17 de setembro possamos explorar o que vem adiante nesse campo. “Será um prazer dividir a mesa de discussões para refletirmos sobre as transformações do jornalismo e o futuro da nossa profissão em tempos de inteligência artificial”, disse o professor.

Sua palestra terá três eixos. Primeiro, falará da evolução e contexto de Inteligência Artificial, seguido das oportunidades de IA no Jornalismo e os desafios de nossa categoria com o uso da tecnologia em nosso campo.

Na primeira parte de sua palestra ele pretende explorar como a Inteligência Artificial evoluiu até se tornar uma tecnologia capaz de influenciar profundamente diversas áreas, especialmente o jornalismo. “Entenderemos o contexto que levou a IA a se integrar ao nosso campo de trabalho e como ela está transformando a forma como produzimos e consumimos notícias”, diz ele.

Em seguida, Victor Zamberlan abordará as oportunidades que a IA oferece para nossa profissão. Desde a automação de tarefas repetitivas até a personalização de conteúdo para diferentes públicos. “Veremos como essas inovações podem otimizar nosso trabalho e abrir novas possibilidades para o jornalismo”, ressalta.

Por fim, Zamberlan nos convocará a refletir sobre os desafios que surgem com o uso dessa tecnologia em nosso campo. “Questões éticas, a transparência na produção de conteúdo e o papel do jornalista em um ambiente cada vez mais automatizado são pontos cruciais que precisam ser debatidos para garantir que a IA seja utilizada de maneira responsável e que continue a servir ao público com integridade e credibilidade”, conclui.

Quem é

Victor Zamberlan é jornalista, graduado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mestre em Comunicação e Doutorando em Mídia e Tecnologia. Atua em pesquisas com foco em Mídia, Inteligência Artificial, Arranjos Criativos Locais e Cultura Inovativa. É membro do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade (LECOTEC) da Unesp. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa “Desenvolvimento Local Impulsionado por IA: Impactos e Estratégias para Arranjos Produtivos Locais”, financiado pela CAPES, e colabora no projeto “Políticas de Comunicação para IA em organismos multilaterais e Brasil: desafios para a governança global”, financiado pelo CNPq.

Comentários