Carta aberta à comunidade escolar e ao povo guanambiense



A educação é o pilar de uma sociedade desenvolvida, ética, justa e respeitosa. As escolas fazem parte do apoio a esse processo de desenvolvimento, mas não estão e nem podem estar sozinhas nessa missão. Pensar a educação de uma comunidade, de um município e, por conseguinte, do país é uma tarefa de todos. É preciso que a ideia de construir uma sociedade melhor, mais humana e igualitária esteja alinhada a um projeto de país e não de projetos individuais e mesquinhos. O Município de Guanambi tem mais 12.000 alunos, matriculados em escolas públicas municipais, geridas por profissionais da educação que primam pelo desenvolvimento de cada criança, jovem ou adulto, dentro das possibilidades e condições que possuem. Os desafios são imensos, mas o trabalho é responsável e gratificante, pois fazemos muito com pouco apoio. Somos um Sistema e a Secretaria de Educação e as Escolas fazem parte de um só núcleo. Somos o Estado, com nossos acertos e nossos erros. 

Ultimamente tem circulado nas redes sociais e até em “site de notícias” falas agressivas, desrespeitosas que não coadunam com o papel de gestores escolares e muito menos de educadores que somos. As falas são anônimas e, portanto, devem ser repudiadas e descredibilizadas. 

Nós Gestores das Escolas Municipais de Guanambi, abaixo relacionadas, repudiamos veementemente, todo e qualquer ataque feito à Secretaria Municipal de Educação, feito em nosso nome, de forma maldosa, vil, antiética e desrespeitosa. Conclamamos a Comunidade Guanambiense que em nome da civilidade e do desejo de construir uma sociedade, que prima pela educação e bem estar de todos, que nos apoie na luta contra a ignorância, as notícias falsas, a criação de factoides, ao desserviço de quem, por razões a nós desconhecidas, se fazem passar pelos dirigentes escolares de Guanambi. Toda crítica respeitosa é válida e todos têm direito a voz. Usamos nosso direito de expressão sempre pautado no diálogo e sempre fomos atendidos respeitosamente e com civilidade na Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, não importando nossas divergentes ideias, muito menos a que escola representamos. Temos um caminho longo pela frente e continuaremos na luta por uma educação melhor, que infelizmente não depende somente de nós. 

Sabemos o quanto a intriga, a fofoca, as falas fora de contexto, o telefone sem fio dos grupos de WhatApp são instigantes e causam furor, mas precisamos ser responsáveis no que se refere a um tema tão importante quanto a educação do nosso município. Nenhuma notícia ou informação feita por nós diretores é verídica senão assinada por nós! 

Todos têm direito a indignação e à expressão de suas insatisfações, mas é preciso também que sejam éticos e respeitosos. Querem respeito, mas sequer têm coragem de assumir os próprios discursos. 

 Assim, em respeito aos nossos alunos, pais, Secretaria de Educação e comunidade, juntos assinamos esta carta aberta a todos que, de verdade, se preocupam com a Educação de Guanambi. 

E. M. Anísio Cotrim 

E. M. Alzira Carolina 

E. M. Beneval Boa Sorte 

E. M. Wanda Neves 

E. M. Dr. José Bastos 

E. M Colônia Agrícola 

E. M. Celito Brito 

E. M. Eudite Donato 

E. M. Getúlio Vargas 

E. M. Janete Alves 

E. M. Emília Mila 

E. M. Ercínia Montenegro 

E. M. Josefina Teixeira 

E. M. Maria Regina 

E. M. Sebastião Malheiros 

E. M. Rômulo Almeida 

E. M. Pedro Barro 

E.M. Ivone Fernandes 

E.M João Farias 

E.M Adalgísia Ferreira Costa 

E.M. Enedina Costa 

E.M. Maria Milza 

E. M. Adelice Magda 

E.M. Joaquim Dias 

E.M.E.I Prof. Lucidalva 

E.M. Nelsa Luzia 

E.M.E.I Adília Cardoso 

E.M.E.I Jackson Baleeiro 

E.M.E.I Edsa Fernandes 

E. M. Sen. Nilo Coelho 

E.M. Dr. Laert Ribeiro 

E. M. José Neves 

 E.M.E.I Edite Maria E. M. 

E.I Eni Alves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia