PARALISAÇÃO E ATO DOS PROFESSORES ESTADUAIS OCORREM NESTA QUARTA-FEIRA (27)

 

BAHIA ECONÔMICA

PARALISAÇÃO E ATO DOS PROFESSORES ESTADUAIS OCORREM NESTA QUARTA-FEIRA (27)

Em nota ao Bahia Econômica, professores das universidades estaduais baianas divulgaram que paralisarão as suas atividades e farão um ato público em Salvador nesta quarta-feira, 27, na Praça da Piedade, a partir das 14h. Aprovado em assembleias, o ato público com paralisação é parte do calendário de lutas da campanha salarial da categoria. Entre os principais pontos de reivindicações dos professores, estão a denúncia do arrocho salarial e a luta pela retomada da mesa de negociação permanente com o governador Rui Costa (PT).

A manifestação contará com a presença de docentes de várias cidades do interior baiano, além de representações sindicais de outras categorias do funcionalismo público estadual. Movimentos sociais solidários à causa também estarão presentes.

Um dos objetivos do ato é divulgar e dialogar com a sociedade baiana sobre a realidade dos docentes que, atualmente, sofrem com os salários desvalorizados. Após 7 anos de espera, o Governo do Estado aplicou um reajuste abaixo da inflação do ano de 2021. Com salários congelados desde 2015, quase metade do salário desses profissionais foi corroído pela inflação. Os/as professores/as lutam por um reajuste salarial que recomponha as perdas e a inflação.

Outro ponto de reivindicação central da manifestação é a luta por diálogo com o Governo do Estado. Há mais de 800 dias a mesa de negociação está paralisada. A mesa é resultado do acordo de greve fechado em 2019, que foi quebrado pelo governo, mesmo após várias tentativas de contato e envio de ofícios.

Foto: Reprodução

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão