TV Conexão Guanambi - Programa Bom Dia Com Latinha: Entrevista com o Professor Sérgio Luiz Donato sobre a produção de umbu gigante

 







No dia 08 de fevereiro (Segunda-Feira), das 8 às 9 horas, a TV Conexão Guanambi - Programa Bom Dia Com Latinha transmitirá a entrevista com o Professor e Engenheiro Agrônomo Sérgio Luiz Rodrigues Donato sobre a importância da produção de umbu gigante e a geração de emprego e renda no contexto regional.

No dia 23 de janeiro, o Programa Bom Dia Com Latinha visitou o professor Sérgio Luiz e teve a oportunidade de conhecer a experiência de produção de umbu na sua residência em Guanambi. A entrevista contou com a presença do Engenheiro Agrônomo Adalgício Lélis Costa.

O objetivo do programa é divulgar a produção do umbuzeiro no Semiárido baiano e transmitir as informações e pesquisas sobre o desenvolvimento de estratégias de manejo para a segurança produtiva.

Segundo o Professor Sérgio Luiz Donato, “o cultivo do umbuzeiro é essencial ao desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em zonas semiáridas, pela garantia de colheita, facilidade no plantio e geração de renda para o produtor”.

O Professor do IF Baiano - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Guanambi, Sérgio Luiz Rodrigues Donato, é um dos principais coordenadores de pesquisas sobre Cultivo de Bananeira, Cultivo e Utilização da Palma Forrageira e Umbuzeiro: a fruteira da Caatinga, conforme publicações de artigos na revista INFORME AGROPECUÁRIO da EPAMIG – Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, bem como na organização e autoria da publicação de dois importantes livros: PALMA FORRAGEIRA do Plantio à Colheita e BANANA: do Plantio à Colheita.





Na atualidade, o Professor Sérgio Luiz Rodrigues Donato é um engenheiro agrônomo com extenso currículo profissional e bolsista do CNPq. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O órgão atua em prol do fomento à pesquisa científica e tecnológica, além de contribuir e incentivar a formação e qualificação de pesquisadores brasileiros. 

Professor Sérgio Luiz Rodrigues Donato


Sérgio Donato é Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa (1990); Licenciado em Agricultura pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997); Especialista em Engenharia da Irrigação (1991), Proteção de Plantas (1992), Fertilidade e Manejo de Solos (1994) e Uso Racional dos Recursos Naturais e Seus Reflexos no Meio Ambiente (2002) pela Universidade Federal de Viçosa; Solos e Meio Ambiente (1996) e Manejo de Doenças de Plantas (2000) pela Universidade Federal de Lavras; Nutrição Mineral de Plantas (1996) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo; Mestre Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2004), Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa (2007) e realizou estágio de Pós-Doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da Universidade Federal de Viçosa (Fev. 2018 - Fev. 2019) com o projeto Parâmetros para modelo ecofisiológico de predição de crescimento da bananeira Prata-Anã . Tem 30 anos de experiência com bananicultura. Foi produtor de banana entre 1991 e 1998, Coordenador Regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) em Guanambi, BA (09/1999-02/2000), Diretor de Desenvolvimento Educacional da Escola Agrotécnica Federal Antônio José Teixeira, EAFAJT (07/2007-03/2009) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Guanambi (05/2010-10/2010), Professor de Ensino de Primeiro e Segundo Graus da EAFAJT (1997-2008), Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido da UNIMONTES, Universidade Estadual de Montes Claros (2008-2013), Professor na Pós-Graduação Lato sensu em Desenvolvimento Sustentável no Semiárido com Ênfase em Recursos Hídricos do IF Baiano Campus Senhor do Bonfim de 2015 a 2017 e Delegado Suplente do Brasil na ACORBAT Internacional, Associação para Cooperação em Pesquisa e Desenvolvimento Integral das Musáceas (2010-2016) e (2018-...). De 1997 até o presente trabalha com investigação, extensão e educação profissional de nível médio, superior e pós-graduação com enfoque principal nos cultivos de bananeira, mangueira, umbuzeiro e palma forrageira no semiárido brasileiro. Integrou ou integra Comissão orientadora de Mestrado ou Doutorado na UFV, UFRB, UESB, UNIMONTES e IF BAIANO. Atualmente é Professor Titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IF Baiano (2018) e atua como Professor Permanente do Curso de Mestrado Profissional em Produção Vegetal no Semiárido do IF Baiano (2015...) e do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido da UNIMONTES (2017...). (Texto informado pelo autor)

 

Comentários

Unknown disse…
Parabéns 👏 Sérgio um grande abraço de São Paulo.

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão