Centenário de Guanambi: Palestra no Grupo Escolar Getúlio Vargas
No dia 25, das 14 às 15 horas, no histórico Grupo Escolar Getúlio Vargas, aconteceu mais uma importante debate com o historiador José Carlos Latinha (TV Latinha) sobre o tema "Guanambi: 100 anos de História".
O evento foi coordenado pela Diretora, Professora Lieci Cardoso, e contou com as presenças dos alunos do turno vespertino, professores e funcionários da instituição.
A iniciativa foi da Professora Adriana Malheiros que destacou a importância da transmissão da história da cidade para as novas gerações de Guanambi.
A TV Latinha fez uma pesquisa sobre a história e a importância do Grupo Escolar Getúlio Vargas no desenvolvimento da cidade, onde posteriormente será publicado um livro.
Parabéns a direção, professores, funcionários e alunos que proporcionaram um momento de reflexão sobre os aspectos históricos do desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.
HISTÓRIA DO GRUPO ESCOLAR GETÚLIO VARGAS
Lembranças Sempre Presentes
O Grupo Escolar Getúlio Vargas, a primeira escola pública de Guanambi, completou 80 anos. Com uma história rica de memoráveis momentos na formação de várias gerações, por dezenas de anos, o Getúlio Vargas foi marco orientador das outras escolas que lentamente surgiam. Sempre mantendo um padrão e um estilo próprio, o melhor quadro de professores, diretores sempre muito rígidos e exigentes com a organização, mas que sempre mantiveram uma proximidade muito grande com os pais dos alunos.
Como esquecer das memoráveis horas cívicas comandadas por D. Wanda Neves Freitas, para quem a escola era o berço formador do cidadão de bem, íntegro, sério, ético, dotado de moral e de bons costumes.
Ali, todo aluno tinha que trazer o Hino Nacional e da Bandeira na ponta da língua. Naquela meia hora ninguém podia fugir de uma verdadeira aula moral e cívica, proferida com a tenacidade de uma mestra que deixou marcado o seu estilo arrojado, a sua rigorosidade e seu carinho na mesma medida; num tempo sem os grandes recursos tecnológicos de hoje, quando a disciplina era sinônimo de organização.
Impossível esquecer os belíssimos desfiles da escola organizados com esmero, riqueza de detalhes e muito capricho, jamais vou esquecer da minha primeira calça comprida de brim azul, da camisa de tergal amarelo claro com o colarinho da cor da calça e da gravatinha com traços inclinados indicando a série que a gente estudava. Uniforme lindo que eu exibia com orgulho no trajeto de casa até á escola.
Tempo bom, onde aprender dava prazer, a escola não era um fardo para a juventude e nem um lugar para matar o tempo, era um templo de sabedoria e construção.
Fui aluno do Getúlio Vargas, tenho uma enorme satisfação em lembrar lhe, um orgulho muito grande em afirmar isso, não apenas eu, mas todos que passaram por lá.
Minhas queridas professoras que ali distribuíam a seara do saber; Ivone Ribeiro (D. Lila – in memorian), Edmira, Helena Amaral, Hermozina e tantas outras.
O Getúlio Vargas continua firme, educando geração após geração, construindo o futuro todo dia, preparando os futuros líderes, futuros profissionais e deixando na história um rastro de vitórias na nobre missão de ministrar conhecimentos.
Parabéns pra nossa escola, meu respeito e minha eterna gratidão!
JOSÉ ROBERTO TEIXEIRA
Comentários