INVESTIR EM ENERGIA LIMPA PODE EVITAR CRISES ENERGÉTICAS, DIZ SECRETÁRIO

BAHIA ECONÔMICA
22/03 - 17:12hs -

 
O apagão ocorrido na quarta-feira (21), que afetou o Norte e o Nordeste do País, reacende a necessidade de ampliar os investimentos no setor de energia renovável. Na Bahia, onde mais de 15 milhões de habitantes ficaram às escuras, há o maior potencial elétrico de fonte sustentável, com mais de 84%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
 
A Bahia possui a maior capacidade de energia solar do Brasil, e está em segundo lugar na geração de energia eólica. São 93 parques eólicos e 15 parques de energia com fonte solar em operação comercial. A estimativa é de que a potência gerada pelos ventos seja capaz de abastecer cerca de 6,4 milhões de residências, levando em consideração um consumo médio mensal de 110kWh. 
 
A expectativa, de acordo com secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, é de crescimento para o setor, pois há uma previsão de ampliação na capacidade de geração para o estado a partir da implantação de 89 parques eólicos, já em andamento, e mais 69 que vão entrar em construção. 
 
A importância de realizar investimentos nesta área é destacada como essencial pelo secretário. “Investir em energia limpa é a saída para evitar crises energéticas. A Bahia tem sido protagonista no fomento de energia limpa e em pesquisas neste setor, inclusive, ampliando projetos híbridos, que contemplam a geração de energia a partir de fonte solar e eólica”. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia