Secretaria da Saúde da Unale discute morbimortalidade por acidentes de trânsito no país



Neste 25 de setembro, em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito, a Secretaria Especial de Saúde da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) realizou a 1º reunião da pasta para planejamento de ações para a gestão 2017/2018. Um dos temas debatidos pelo grupo foi a elaboração de estratégias para reduzir índices de mortalidade por acidentes de trânsito e os seus consequentes impactos na saúde.

Presidida pela deputada Fabíola Mansur (PSB/BA), a reunião contou com a participação do secretário de Saúde do Estado, Fábio Villas Boas, da vice-presidente da Unale, deputada Ivana Bastos (PSD/BA); dos parlamentares Raimundinho da Saúde (PTN/AC); Dr. Neidson Soares (PMN/RO), Goretti Reis (DEM/SE) e da coordenadora de Processos Finalísticos da Unale, Márcia Leila S. Ferreira.

Segundo o secretário, 30% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) estão ocupados por pacientes vítimas de acidentes de trânsito, destes, 60% são decorrentes de acidentes envolvendo motocicletas. “Estamos trabalhando tanto no âmbito federal quanto no estadual para combater esse momento grave em que a saúde do país vive, principalmente para reduzir a expressiva elevação de acidentes com motos”, afirmou Boas.

“É uma preocupação da Unale mobilizar a sociedade e os órgãos para promover ações que visem reduzir a morbimortalidade no trânsito. O número é preocupante, já que, dentre as causas externas, os acidentes de trânsito são responsáveis pelo maior número de internações, e isso tem um peso econômico e social significativo para o país”, considerou a deputada Ivana Bastos.

Já a deputada Fabíola Mansur destacou que a preocupação da secretaria é tornar uma agenda nacional a questão dos acidentes de trânsito. Segundo Mansur, no dia 23 de novembro será realizado um evento em Salvador com o tema: “Epidemia de acidentes de trânsito e seus impactos na saúde” com representantes de diversos órgãos do máximo de estados brasileiros para elencar ações que ajudem a diminuir os casos de acidentes.

Por: Camila Queiroz

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia