SEMANA EFERVESCENTE NOS BASTIDORES DA POLÍTICA


O último dia para os partidos realizarem suas convenções é 30 de junho. As candidaturas majoritárias já estão definidas, resta apenas a formalização de coligações, com pouca possibilidade de grandes mudanças.

Contudo, nota-se de claramente uma movimentação política em busca de alianças que possibilitem a vitória de cada um em outubro. Prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, líderes que foram adversários se colocam como aliados no momento, antigos parceiros trilhando caminhos diferentes. É a dinâmica da política.
Em Guanambi pôde-se notar uma prévia desse movimento, na visita dos dois principais pré-candidatos ao governo do estado por ocasião da Exposição Agropecuária. No sábado quando o candidato do PT Ruy Costa passeou pelo Parque Gercino Coelho, acompanhado do prefeito Charles Fernandes, muita gente se acotovelava para abraçar o candidato, mas teve quem só apareceu depois que a caravana passou.

Por outro lado, na visita do postulante do DEM Paulo Souto, teve situação idêntica. Muita gente buscando aumentar o prestígio junto ao ex-governador Nilo Coelho, outros claramente expondo suas insatisfações.
O vereador como agente político que tem o contato mais direto com o eleitor não poderá ficar de fora desse processo e terá que manifestar seu apoio. Na Câmara guanambiense é esperada a definição dos apoios. Quem acompanhará o candidato do prefeito Charles Fernandes? Quem caminhará com o candidato defendido por Nilo Coelho, o principal líder político da região?
Pelo desenho inicial o que pôde ser notado, é que o time de Charles teria os vereadores Vítor Bonfim seu líder na Câmara e candidato a deputado estadual, Hélio Pereira (Lelé), Dr. Son, Nenzinho, Fausto, Zaqueu. Poderão optar pelo apoio ao candidato de Nilo Coelho o presidente da Casa Agostinho Lira, Agostinho de Morrinhos, Adão Oliveira, Eponina Gomes, Carlos Jackson (Loló), Neto de Dim e Vandilson Medeiros. Hugo Costa e Latinha, ambos apoiam a candidata do PSB Lídice da Mata.

É certo dizer, que tudo gravita no campo das possibilidades, podendo haver mudanças. É a dinâmica da política, onde tudo pode acontecer.
Por Bonny Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia