Alunos da FG realizam projeto Humaniza Trânsito
Terça, 04 de Junho de 2013  
Alunos do curso de Fisioterapia da FG realizaram, na manhã desta terça-feira (4), nos cruzamentos da Avenida Barão do Rio Branco, centro de Guanambi, mais uma etapa do projeto Humaniza Trânsito. Na intervenção, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres receberam instruções de como tornar o trânsito menos perigoso, por meio da humanização e observação das regras normativas.

O projeto faz parte da disciplina Fisioterapia Comunitária, ministrada pelo professor Tarcísio Viana, que coordenou a intervenção. Segundo Tarcísio, o objetivo é humanizar o trânsito e, como consequência, reduzir os acidentes e as internações em decorrência dos mesmos.

“Os acidentes de trânsito devem ser considerados problemas de saúde pública. No Brasil, os índices de mortalidade e morbidade no transito são elevados, por isso devemos utilizar a prevenção primária para reverter este quadro epidemiológico, especialmente em cidades em desenvolvimento como Guanambi”, afirma o professor.

Segundo dados da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte entre jovens no Brasil. As estatísticas apontam 183 mortes por dia vítimas de acidentes de trânsito, sendo que 80% são jovens.
“Precisamos entender que a prevenção é o melhor caminho para a redução dos acidentes e preservação da vida”, destaca o professor Tarcísio, ressaltando a importância de atividades como esta na formação acadêmica dos alunos. A segunda etapa do projeto acontecerá nesta quarta-feira (5), a partir das 14h, na Praça Gercino Coelho, centro de Guanambi. (Ascom)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia