PERGUNTAS FREQUENTES
O que é a Ferrovia de Integração Oeste-Leste?
Trata-se de uma ferrovia a ser construída pelo governo
federal ligando Ilhéus (BA) a Figueiropólis, no estado
do Tocantins, cortando toda a Bahia no sentido
Leste-Oeste. A ferrovia vai percorrer, ao todo,
1.500 quilômetros, tendo como zona de influência
49 municípios baianos num trecho de 1.100 quilômetros.
A nova linha férrea interligará o Porto Sul, a ser
construído na Ponta de Tulha (ao norte
de Ilhéus) ao Brasil Central, podendo,
futuramente, interligar-se com uma rede que
chegará ao Oceano Pacífico, promovendo uma maior i
ntegração da América do Sul.
Quando surgiu a idéia de construir a ferrovia?
A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) foi
na década de 50 do século passado,
pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba)
e deputado federal por quatro mandatos consecutivos
(1970-1986), Vasco Neto, que faleceu em
01 de outubro de 2010.
Quem irá construir a ferrovia e qual a origem dos recursos?
A responsável pela construção é a Valec -
Engenharia, Construções e Ferrovias S.A,
uma empresa do governo federal, e os recursos
são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento
(PAC).
Qual a previsão de investimento?
A estimativa é de R$ 6 bilhões (valor global)
e de R$ 4,5 bilhões no trecho baiano.
Qual será a área de influência da ferrovia?
Trecho na Bahia = 1.100 km
Municípios: Barreiras, Correntina, Jaborandi, Luís Eduardo
Magalhães, São Desidério, Bom Jesus da Lapa,
Carinhanha, Coribe, Guanambi, Malhada,
Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana,
Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe,
Serra do Ramalho, Aracatu, Brumado, Caetité,
Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Lagoa Real, Livramento
de Nossa Senhora, Pindaí, Rio do Antônio, Barra da Estiva,
Contendas do Sincorá, Iramaia, Jequié, Manoel Vitorino,
Maracás, Mirante, Tanhaçu, Aiquara, Aurelino Leal,
Barra do Rocha, Gongogi, Ibirapitanga, Ilhéus, Ipiaú, I
tabuna, Itacaré, Itagi, Itagiba, Jitaúna, Ubaitaba,
Ubatã e Uruçuca.
Trecho no Tocantins = 400 km
Municípios: Alvorada, Arraias, Aurora do Tocantins,
Combinado, Conceição do Tocantins, Figueirópolis,
Gurupi, Lavandeira, Novo Alegre, Paraná, Peixe,
Ponte Alta do Bom Jesus, Sucupira, Taguatinga e
Taipas do Tocantins, além de Campos Belos (GO).
Quais as vantagens da construção da Fiol para o
Estado da Bahia?
Entre as vantagens previstas estão a redução de
custos do transporte de insumos e produtos diversos,
o aumento da competitividade dos produtos do
agronegócio e a possibilidade de implantação
de novos polos agroindustriais e de exploração
de minérios, aproveitando sua conexão com a
malha ferroviária nacional.
Por outro lado, a ferrovia promoverá a dinamização
das economias locais, alavancando novos empreendimentos
na região, com aumento da arrecadação de impostos,
além de geração empregos. A ferrovia deve fomentar
ainda mais o desenvolvimento agrícola do oeste da Bahia.
Quais os tipos de carga devem ser transportadas
pela ferrovia e qual a capacidade de movimentação inicial?
A Fiol facilitará o escoamento de grãos, minérios e
biocombustíveis produzidos no oeste, sudoeste e sul
da Bahia, além de se consolidar como uma alternativa
ao escoamento da produção agroindustrial do
Centro-Oeste brasileiro. Quanto à importação,
a ferrovia transportará fertilizantes, derivados de
petróleo do litoral para o oeste baiano e
outros insumos. A capacidade de movimentação inicial
é de 40 milhões de toneladas por ano.
Com a ferrovia em funcionamento, há
perspectivas de redução no custo de transporte de
mercadorias e insumos?
Sim. O custo médio no transporte das mercadorias
é 30% menor que o transporte rodoviário, com a
vantagem de ser mais regular, seguro e até mais
rápido, uma vez que requer uma logística de
transbordo moderna e eficiente, com benefícios
para os produtores, para a indústria, o comércío
e os consumidores em geral.
Quantos empregos devem ser gerados?
Cerca de 30 mil empregos diretos.
Qual o prazo de conclusão?
A previsão da Valec - Engenharia, Construções e
Ferrovias S.A é 2012.
Já ocorreram audiências públicas?
Sim. Elas ocorreram nas seguintes datas:
- 24 de feveveiro de 2010 em Conceição do Tocantins (TO)
- 25 de fevereiro de 2010 em Brumado (BA)
- 27 de fevereiro de 2010 em Ilhéus (BA)
De acordo com informações da Valec, a legislação
não obriga novas audiências públicas, entretanto,
caso haja o interesse das entidades de classe,
ONGs, prefeituras ou quaisquer movimentos
sociais, novos encontros poderão ser realizados para
o esclarecimento de dúvidas sobre o projeto
de contrução da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
O contato deve ser realizado com a Assessoria de
Comunicação da empresa no Rio de Janeiro.
Onde estão disponíveis as informações sobre os Editais?
Na medida que forem autorizados, eles
ficarão disponíveis no site da Valec - Engenharia,
Construções e Ferrovias S.A. Até o momento estão
disponíveis os itens abaixo:
Abertura das Propostas
03/08/2010
Concorrência para Contratação de empresa
especializada na criação, confecção e instalação de
placas publicitárias a serem fixadas em locais
estratégicos ao longo do percurso onde será
construída a extensão sul, no trecho Ouro
Verde/GO – Estrela do Oeste/SP e a Ferrovia
de Integração Oeste Leste, no trecho Ilhéus –
Barreiras na Bahia.
23/08/2010Concorrência para Contratação de empresa
para execução das Obras e Serviços de engenharia
para implantação do sub-trecho da Ferrovia
de Integração Oeste Leste – FIOL, compreendido
entre Ilhéus/BA e Barreiras/BA.
09/09/2010
Concorrência para Contratação de empresa de
engenharia consultiva para realização de
serviços técnicos especializados de gerenciamento
e assessoria técnica do projeto de implantação
da EF-334 – Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
13/09/2010
Concorrência para Contratação de empresa
para execução dos serviços técnicos profissionais
especializados para supervisão das obras de
Implantação do sub-trecho da Ferrovia de Integração
Oeste Leste – FIOL, compreendido entre Ilhéus/BA e
Barreiras/BA.
04/11/2010
Contratação de empresa para execução das obras
e serviços de engenharia para construção de ponte
sobre o Rio São Francisco a ser implantada entre o
km 825 + 230 e o km 828 + 130 do sub-trecho da Ferrovia
de Integração Oeste Leste – FIOL, compreendido entre
Ilhéus/BA e Barreiras/BA
Qual o resultado dos sete lotes licitados pela Valec?
da licitação de três lotes da Fiol. A soma total dos
três lotes é de R$ 1.964.790.988,59.
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