Ferrovia de Integração Oeste-Leste





PERGUNTAS FREQUENTES

O que é a Ferrovia de Integração Oeste-Leste?

Trata-se de uma ferrovia a ser construída pelo governo
 federal ligando Ilhéus (BA) a Figueiropólis, no estado
 do Tocantins, cortando toda a Bahia no sentido 
Leste-Oeste. A ferrovia vai percorrer, ao todo, 
1.500 quilômetros, tendo como zona de influência 
49 municípios baianos num trecho de 1.100 quilômetros. 
A nova linha férrea interligará o Porto Sul, a ser 
construído na Ponta de Tulha (ao norte
de Ilhéus) ao Brasil Central, podendo, 
futuramente, interligar-se com uma rede que 
chegará ao Oceano Pacífico, promovendo uma maior i
ntegração da América do Sul.

Quando surgiu a idéia de construir a ferrovia?

A Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) foi 
na década de 50 do século passado, 
pelo professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba) 
e deputado federal por quatro mandatos consecutivos 
(1970-1986), Vasco Neto, que faleceu em 
01 de outubro de 2010.

Quem irá construir a ferrovia e qual a origem dos recursos?

A responsável pela construção é a Valec - 
Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, 
uma empresa do governo federal, e os recursos 
são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento 
(PAC).

Qual a previsão de investimento?

A estimativa é de R$ 6 bilhões (valor global) 
e de R$ 4,5 bilhões no trecho baiano.

Qual será a área de influência da ferrovia?

Trecho na Bahia = 1.100 km

Municípios: Barreiras, Correntina, Jaborandi, Luís Eduardo
 Magalhães, São Desidério, Bom Jesus da Lapa, 
Carinhanha, Coribe, Guanambi, Malhada, 
Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana, 
Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, 
Serra do Ramalho, Aracatu, Brumado, Caetité, 
Dom Basílio, Ibiassucê, Ituaçu, Lagoa Real, Livramento 
de Nossa Senhora, Pindaí, Rio do Antônio, Barra da Estiva, 
Contendas do Sincorá, Iramaia, Jequié, Manoel Vitorino, 
Maracás, Mirante, Tanhaçu, Aiquara, Aurelino Leal, 
Barra do Rocha, Gongogi, Ibirapitanga, Ilhéus, Ipiaú, I
tabuna, Itacaré, Itagi, Itagiba, Jitaúna, Ubaitaba, 
Ubatã e Uruçuca.

Trecho no Tocantins = 400 km

Municípios: Alvorada, Arraias, Aurora do Tocantins, 
Combinado, Conceição do Tocantins, Figueirópolis, 
Gurupi, Lavandeira, Novo Alegre, Paraná, Peixe, 
Ponte Alta do Bom Jesus, Sucupira, Taguatinga e
Taipas do Tocantins, além de Campos Belos (GO).

Quais as vantagens da construção da Fiol para o 
Estado da Bahia?

Entre as vantagens previstas estão a redução de 
custos do transporte de insumos e produtos diversos, 
o aumento da competitividade dos produtos do 
agronegócio e a possibilidade de implantação 
de novos polos agroindustriais e de exploração 
de minérios, aproveitando sua conexão com a 
malha ferroviária nacional.

Por outro lado, a ferrovia promoverá a dinamização 
das economias locais, alavancando novos empreendimentos 
na região, com aumento da arrecadação de impostos, 
além de geração empregos. A ferrovia deve fomentar 
ainda mais o desenvolvimento agrícola do oeste da Bahia.

Quais os tipos de carga devem ser transportadas 
pela ferrovia e qual a capacidade de movimentação inicial?

A Fiol facilitará o escoamento de grãos, minérios e 
biocombustíveis produzidos no oeste, sudoeste e sul 
da Bahia, além de se consolidar como uma alternativa 
ao escoamento da produção agroindustrial do 
Centro-Oeste brasileiro. Quanto à importação, 
a ferrovia transportará fertilizantes, derivados de 
petróleo do litoral para o oeste baiano e 
outros insumos. A capacidade de movimentação inicial
 é de 40 milhões de toneladas por ano.

Com a ferrovia em funcionamento, há 
perspectivas de redução no custo de transporte de 
mercadorias e insumos? 

Sim. O custo médio no transporte das mercadorias 
é 30% menor que o transporte rodoviário, com a 
vantagem de ser mais regular, seguro e até mais 
rápido, uma vez que requer uma logística de 
transbordo moderna e eficiente, com benefícios 
para os produtores, para a indústria, o comércío  
e os consumidores em geral.

Quantos empregos devem ser gerados?

Cerca de 30 mil empregos diretos.

Qual o prazo de conclusão?

A previsão da Valec - Engenharia, Construções e 
Ferrovias S.A é 2012.

Já ocorreram audiências públicas?

Sim. Elas ocorreram nas seguintes datas:
  • 24 de feveveiro de 2010 em Conceição do Tocantins (TO)
  • 25 de fevereiro de 2010 em Brumado (BA)
  • 27 de fevereiro de 2010 em Ilhéus (BA)
De acordo com informações da Valec, a legislação 
não obriga novas audiências públicas, entretanto, 
caso haja o interesse das entidades de classe, 
ONGs, prefeituras ou quaisquer movimentos 
sociais, novos encontros poderão ser realizados para 
o esclarecimento de dúvidas sobre o projeto 
de contrução da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. 
O contato deve ser realizado com a Assessoria de 
Comunicação da empresa no Rio de Janeiro.

Onde estão disponíveis as informações sobre os Editais?

Na medida que forem autorizados, eles 
ficarão disponíveis no site da Valec - Engenharia, 
Construções e Ferrovias S.A. Até o momento estão 
disponíveis os itens abaixo:
Abertura das Propostas

03/08/2010 

Concorrência para Contratação de empresa 
especializada na criação, confecção e instalação de 
placas publicitárias a serem fixadas em locais 
estratégicos ao longo do percurso onde será 
construída a extensão sul, no trecho Ouro 
Verde/GO – Estrela do Oeste/SP e a Ferrovia 
de Integração Oeste Leste, no trecho Ilhéus – 
Barreiras na Bahia. 

23/08/2010
Concorrência para Contratação de empresa
para execução das Obras e Serviços de engenharia 
para implantação do sub-trecho da Ferrovia 
de Integração Oeste Leste – FIOL, compreendido 
entre Ilhéus/BA e Barreiras/BA.

09/09/2010

Concorrência para Contratação de empresa de 
engenharia consultiva para realização de 
serviços técnicos especializados de gerenciamento 
e assessoria técnica do projeto de implantação 
da EF-334 – Ferrovia de Integração Oeste-Leste. 

13/09/2010

Concorrência para Contratação de empresa 
para execução dos serviços técnicos profissionais
especializados para supervisão das obras de 
Implantação do sub-trecho da Ferrovia de Integração 
Oeste Leste – FIOL, compreendido entre Ilhéus/BA e 
Barreiras/BA.

04/11/2010

Contratação de empresa para execução das obras
e serviços de engenharia para construção de ponte 
sobre o Rio São Francisco a ser implantada entre o 
km 825 + 230 e o km 828 + 130 do sub-trecho da Ferrovia
 de Integração Oeste Leste – FIOL, compreendido entre 
Ilhéus/BA e Barreiras/BA

Qual o resultado dos sete lotes licitados pela Valec?

Foi publicado no dia 22 de setembro de 2010, 
da licitação de três lotes da Fiol. A soma total dos 
três lotes é de R$ 1.964.790.988,59.

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