Faculdade Guanambi e Governo do Estado firmam convênio para curso de Medicina

Fonte: Tribuna Popular
 
 
 
Buscando atender a todos os requisitos legais necessários à implantação do curso de Medicina em Guanambi, a FG firmou, na última sexta-feira, 27, um importante convênio com o Governo do Estado.
O Termo (Nº. 170/2010) regulamenta a realização dos Estágios Obrigatórios não remunerados, a serem realizados pelos discentes do curso de Medicina em Guanambi e região. Mais do que atender a uma especificação técnica necessária para o início das atividades do curso, o convênio em questão proporcionará a vivência prática por parte dos estudantes e m hospitais, postos e unidades de saúde, além de oferecer mais suporte e agilidade àqueles que se dirigem aos referidos pontos de atendimento médico.
Em resumo, ganha o estudante, ganha a comunidade, ganham todos que anseiam mais desenvolvimento, investimentos e educação para nossa região.
Governos apóiam implantação do curso de Medicina em Guanambi
Nas três esferas públicas (Federal, Estadual e Municipal), a Faculdade Guanambi tem chamado a atenção para a importância da instalação de um curso de Medicina na região do semiárido baiano, tendo em vista a escassez de profissionais de saúde para o atendimento ideal das demandas apresentadas pela comunidade local.
Na última terça-feira, 24, o prefeito do Município de Guanambi, Charles Fernandes, a Controladora Jurídica, Drª Adriana Prado Marques, o economista, Sr. Georgheton Melo, o Diretor Geral da FG, Sr. Felipe Gabriel Duarte e a Diretora Administrativa da FG, Srtª Valéria Aguiar, trataram da assinatura de convênio favorável à vinda do curso de Medic ina para Guanambi, onde a prefeitura coloca à inteira disposição da FG toda estrutura municipal de saúde a fim de acolher os alunos do curso de Medicina durante a realização de suas atividades teórico-práticas.
Já em 16 de junho, em Brasília, a FG esteve em audiência com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentando sua intenção de implantar o curso de Medicina. O ministro considerou a iniciativa bastante pertinente e expressou sua consideração e respeito pelos esforços que a FG tem movido.
Em salvador, em reunião com o Secretário de Saúde do Estado, Dr. Jorge Solla, a FG recebeu total apoio para a implantação do referido curso em Guanambi, uma vez que serã o visíveis as transformações socioeconômicas promovidas na região.

Rodrigo Leão

Comentários

Anônimo disse…
oie
Professora disse…
Boa noite Latinha... Sou prof. do Ensino Fundamental e gostaria de aproveitar esse espaço para saber se há alguma possibilidade da minha turma fazer uma entrevista com você por meio deste espaço virtual, ou outro, poderia ser através de e-mails também... Desde já agradeço...Se puder me passar o e-mail entrarei em contato para passar melhor os detalhes.
Caro Latinha,
nem no seu blog e nem no Farol da cidadde(o que não é novidade)em nenhum momento refere a histotia da Faculdade de Medicina em Guanambi. Desde 2007 propus e discuti isso com a direção da FG, como tambem com o Magnifico Reitor Valentin , da UNEB, a necessidade e a oportunidade de se abrir uma faculdade de medicina em Guanambi. Lutei por isso, e inclusive nas audiencias viabilizadas por mim, com o secretario Jorge Solla, para firmar o convenio, e apos conseguir , nenhum credito...é injusto isso!!!!
Marcos disse…
Sou estudante de medicina e sei o quanto o MEC é exigente em relação ao curso, até porque a instituição tem que ter uma boa estrutura para oferecer as condições para a formação médica, e garanto que nem o município de Guanambi, nem a FG oferecem as condições estabelecidas pelo MEC, abrir uma escola médica não é o mesmo que abrir uma escola de direito, que oferecendo livros, sala de aula e bons professores formarão bons profissionais, portanto acredito que o MEC não irá aprovar, e se aprovar saberemos que não passará de uma manobra política (o que é muito comum no país, infelizmente), mas o mais importante não é quem trouxe ou quem deixou de trazer o curso para FG e sim a qualidade do curso e a qualidade do profissional, isso sim interessa para a classe médica e principalmente para população (que precisa cada vez mais de bons profissionais).