Prisma I




A PRISMA – Proteção e Revitalização Integrada e Sustentável da Serra de Monte Alto, estará realizando no dia 01/06, no Centro de Cultura de Guanambi, a partir das 8:00 horas, o I seminário para a criação da unidade e conservação da serra. Há um ano o grupo vem realizando um levantamento na Serra de Monte Alto com o objetivo de se identificar o potencial cultural e ambiental que possa fomentar projetos de desenvolvimento econômico para os municípios que fazem parte da divisa da Serra: Pindaí, Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Candiba e Guanambi.

Um grupo de cientistas (arqueólogos, biólogos e geólogos) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Vitória da Conquista se dispuseram a colaborar na idéia de se implantar um plano de conservação e manejo com fins lucrativos.

Cerca de 250 espécies de plantas de importância farmacêutica foram identificadas em toda a área da serra como um rico fornecimento de néctar, frutos, de valor paisagístico, alimento para animais silvestres entre outras espécies dentro de uma flora diversificada entre caatinga, mata cipó, cerrado e campos rupestres.

Dentro da Arqueologia da Serra, registra locais com pinturas rupestres (pinturas feitas na pedra por habitantes pré-históricos há pelo menos três mil anos), estruturas construídas de pedras, observatório astronômico pré-histórico, semelhante aos encontrados na região andina e na Europa, evidências de sítios acampamentos à céu-aberto com armas e instrumentos dos homens pré-históricos.

Algumas pessoas da região já fazem turismo em diversos pontos no serra, atraídos pelas belezas naturais, pequenas excursões e piqueniques nas cachoeiras e aventuras de motociclistas que fazem trilhas por lugares fantásticos, sem contar a vista panorâmica da serra.

Fonte: Gbi Shop

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão