LUTA PELA IMPLANTAÇÃO DA UNIVASF NA SERRA GERAL E NO MÉDIO SÃO FRANCISCO


Um momento para ficar na história da CODEVASF e das regiões de Bom Jesus da Lapa, Santa Maria da Vitória e Guanambi. No dia 29 de março, foi entregue o relatório de viabilização da instalação do campus universitário da Univasf nas regiões supra-citadas ao secretário de Educação Superior do Ministério da Educação – Manuel Palácios. Na reunião estiveram presentes o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco – José Weber, o diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas da CODEVASF – Jonas Paulo, o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão – FAPEX/UFBA – Osvaldo Barreto, o chefe da Assessoria Regional de Com. e Marketing da 2ª/SR - Demétrios Rocha e os representantes dos Grupos de Trabalho de Guanambi e Santa Maria da Vitória, também vereadores, Valdeci de Oliveira e José Carlos Lélis Costa (Latinha), respectivamente.
Na reunião o reitor pronunciou sua intenção de expandir seu campus universitário ao secretário Manuel Palácios, e que essa expansão aconteça para a região do médio-São Francisco baiano, mais precisamente para a região de Bom Jesus da Lapa.
O diretor, Jonas Paulo, entregou o relatório que a CODEVASF solicitou a FAPEX, a Manuel Palácios e informou que o plano de expansão da UNIVASF é importantíssimo para a revitalização do Rio São Francisco, pois a Companhia tem interesse em expandir suas parcerias no campo da pesquisa e extensão com a Univasf, para a recuperação do Rio, além de servir a educação superior, como importante vetor de transformação social e econômica para a região, missão principal da CODEVASF. Jonas, ainda informou a disponibilidade de injetar recursos e áreas disponíveis para as atividade e funcionamento da Univasf, como já foi feito com a contratação da FAPEX para a consultoria de viabilidade de implantação dos campus.
Osvaldo Barreto, diretor-presidente da FAPEX, relatou os passos do relatório e sua conclusão, sendo favorável à implantação dos três campus universitários nas três cidades e se colocou à disposição para intervir no processo junto à Universidade Federal da Bahia – UFBA, através de contato com o reitor Naomar Almeida.
O secretrário de Ensino Superior, Palácios, é o responsável por todas os processos de expansões de Universidades Federais do Brasil e o mesmo foi favorável à expansão da Univasf para a cidade de Bom Jesus da Lapa, pronunciando-se também a favor da expansão da futura Universidade Federal do Oeste (atual UFBA-Barreiras) para a cidade de Santa Maria da Vitória e da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia (também UFBA-Vitória da Conquista) para a cidade de Guanambi. Portanto, o secretário autorizou o processo de instalação da Univasf para a cidade de Bom Jesus da Lapa e pronunciou-se a favor da outras expansões para as cidades de Santa Maria da Vitória e Guanambi, cujos Grupos de Trabalho irão já manter contato com os reitores e a CODEVASF para a decisão junto ao MEC. A intenção da Codevasf é que o campus de Guanambi fique com a Univasf, principalmente pelos aspectos físicos da região e sua inserção no Vale do São Francisco, região que a Codevasf atua e tem necessidade de intervenção. Para tanto o Grupo de Trabalho de Guanambi marcará reunião com o reitor Weber para que ele insira no plano de expansão a região de Guanambi, ao invés da vinculação dessa à futura Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, a ser sediada em Vitória da Conquista. A reunião com o reitor da UFBA, Naomar Almeida, também já está sendo solicitada pelo vereador Valdeci, visando a aceleração do processo para implantação do campus de Santa Maria da Vitória.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia

INFORMATIVO METEOROLÓGICO N°8/2024: Confira a previsão do tempo entre os dias 4 e 20 de março de 2024