Obra do Governo do Estado, VLT faz primeira viagem-teste e marca avanço na mobilidade da capital baiana
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
O
primeiro teste de circulação do VLT, realizado nesta sexta-feira (19), marcou o
início de uma nova fase do transporte sobre trilhos em Salvador. Marco
histórico, as obras do Governo do Estado promovem avanços para a mobilidade e
para o deslocamento da população baiana. A primeira viagem-teste, no trecho
Calçada-Lobato, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues,
acompanhado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do senador Jaques Wagner,
além de outras autoridades.
Os moradores
do Subúrbio Ferroviário acompanharam a viagem-teste com entusiasmo. Para o
comerciário Paulo Menezes, morador da Calçada há 28 anos, o retorno dos trens
ao bairro trouxe emoção e expectativa. “Ver o trem passando de novo aqui é uma
alegria que não dá para explicar. A gente cresceu ouvindo o barulho dos trilhos
e agora vê um transporte moderno chegando. Para nós, que dependemos do
deslocamento todos os dias, é esperança de um caminho mais rápido e mais
digno.”
“O VLT
representa dignidade no deslocamento, redução de desigualdades e a integração
de comunidades historicamente excluídas das grandes intervenções urbanas.
Estamos investindo em um modal sustentável que dialoga com o meio ambiente e
com a inclusão social. É uma obra feita com responsabilidade e com foco em quem
mais depende do transporte”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
O ministro da
Casa Civil, Rui Costa, destacou o impacto do modal. “Com mais de 40 quilômetros
de VLT somados aos 40 quilômetros do metrô, a Bahia passa a ter 80 quilômetros
de transporte sobre trilhos, ficando atrás apenas de São Paulo. O sistema
amplia a integração urbana ao conectar o VLT às estações Retiro, Águas Claras e
Bairro da Paz, e estender o serviço até regiões como Cajazeiras, a orla e
Simões Filho, consolidando uma das maiores obras de mobilidade do país.”
Estrutura e integração
O VLT terá
aproximadamente 44 quilômetros de extensão e 47 paradas distribuídas em três
trechos: Ilha de São João–Comércio, Paripe–Águas Claras e Águas Claras–Piatã. O
sistema foi projetado para integrar-se ao metrô e atender regiões como
Cajazeiras, Cidade Baixa, Subúrbio Ferroviário, Orla e Simões Filho, ampliando
a cobertura do transporte público sobre trilhos e oferecendo um modal mais
acessível e sustentável para a população.
Eracy
Lafuente, presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), que
coordena as intervenções em parceria com os consórcios responsáveis pela
execução, ressaltou a importância da etapa técnica. “A viagem-teste permite
avaliar o desempenho do sistema, calibrar equipamentos e garantir segurança.
Cada avanço é resultado de muito trabalho técnico e planejamento. Estamos
diante de um transporte eficiente, confortável e alinhado a padrões
contemporâneos, que terá reflexos positivos no cotidiano de milhares de
pessoas”.
Repórter: Tácio Santos/GOVBA
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