Pindaí sedia o II Fórum de Educação Ambiental do Alto Sertão

 


Por iGuanambi

O município de Pindaí sediou, na manhã desta quinta-feira (27), o II Fórum de Educação Ambiental do Alto Sertão, reunindo técnicos, educadores, lideranças comunitárias, representantes de instituições regionais e secretários de Agricultura e Meio Ambiente de diversos municípios, entre eles: Guanambi, Ibiassucê, Caetité, Palmas de Monte Alto, Candiba, Iuiu, além de delegações de Riacho de Santana, Sebastião Laranjeiras, Malhada, Urandi, Rio do Antônio, Consórcio Avalerq, UNEB, IF Baiano, Codevasf, INEMA e outras instituições parceiras.

O encontro teve início com o credenciamento e café da manhã, seguido da abertura oficial e apresentação cultural com a Orquestra Sanfônica Francisco José Ramos.

Palestra de abertura

A primeira exposição foi conduzida por Luana Paula Marques Batista, especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do INEMA/Caetité, com o tema:
“A Política de Educação Ambiental: desafios e caminhos para sua efetiva implementação nos municípios”.

Mesa-redonda – Educação ambiental no Semiárido

Mediada por Paulo Robson Correia Pereira (Engenheiro Agrônomo e técnico do INEMA Caetité), a mesa-redonda debateu três temas centrais:

Tema 1 – Educação Ambiental e Convivência com o Semiárido
Convidado: Dr. Edinei de Souza Pires, engenheiro agrônomo e químico, doutor em Produção Vegetal e professor da UNEB, com ênfase em fruticultura, irrigação e estratégias de convivência com o Semiárido.

Tema 2 – Educação Ambiental, Recursos Hídricos e Sustentabilidade
Convidado: Leonardo Franklin Meira de Souza, engenheiro agrônomo, especialista em Gestão Ambiental e chefe imediato do Escritório de Apoio da Codevasf em Guanambi.

Tema 3 – Educação Ambiental e Agroecologia
Convidada: Rayssa Pereira Fernandes, engenheira agrônoma pelo IF Baiano e mestranda em Produção Vegetal no Semiárido.

Também participou o produtor rural Wiliam Costa Rodrigues, coordenador do Pré-Núcleo Sertão Feliz da Rede Agroecológica Povos da Mata de Certificação Participativa, trazendo a perspectiva prática da agroecologia e da certificação comunitária.

Encaminhamentos e encerramento

Após os debates, ocorreu a discussão final com encaminhamentos coletivos. O evento foi encerrado com um almoço comunitário, fortalecendo o diálogo e a integração entre os participantes.

O II Fórum de Educação Ambiental reafirma o compromisso regional com a sustentabilidade, a educação ambiental e a construção de estratégias conjuntas para convivência com o Semiárido.

Fonte: ASCOM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CASARÃO DE DONA DEDÉ REÚNE CULTURA E HISTÓRIA

A história e a situação atual do Terminal Rodoviário de Guanambi