Acampamento no Parque Estadual da Serra dos Montes Altos – Cachoeira da Mandiroba

 

Nos dia 31 de Maio e 01 de Junho, o Blog do Latinha registrou um importante acampamento de jovens de Guanambi com visitação de diversos grupos no Parque Estadual da Serra dos Montes Altos, um dos principais atrativos a Cachoeira da Mandiroba.

A escalada radical iniciou no Mirante Cabeça Dantas no distrito de Mutãs e prosseguiu até a Cachoeira da Mandiroba que fica localizada no município de Sebastião Laranjeiras. Quem conheceu a cachoeira pela primeira vez ficou encantado com suas belezas, quedas d’água, piscinas naturais e flora diversifica (Poço da Tora e Poço das Cobras).

Passeio que contou a presença do técnico do INEMA responsável pela Gestão da Unidade de Conservação, Lailton Fernandes que promoveu uma roda de conversa com os jovens, destacando a necessidade de conservação, preservação e de investimento no potencial de ecoturismo. 

O Blog do Latinha parabeniza Lailton, pela passagem do seu aniversário e pelo excelente trabalho em defesa do meio ambiente regional.

ECOTURISMO – No domingo (01), o parque teve uma visitação de diversos grupos de trilheiros, aproveitando o potencial de ecoturismo. Ali são diversos atrativos que oferecem lazer e descanso para a população regional e turistas da região e de outros estados.

O PARQUE – A criação do parque estadual tem como objetivo a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância biológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, lazer e turismo ecológico

É uma área de refúgio de vida silvestre, de proteção ambiental que assegura condições naturais para a existência ou reprodução de espécies da flora e da fauna.

Os municípios de Palmas de Monte Alto, Sebastião Laranjeiras, Candiba, Guanambi, Pindaí e Urandi possuem uma unidade de conservação estadual com um grande potencial turístico da Bahia: o Parque Estadual da Serra dos Montes Altos. São 90 mil hectares de extensão contendo em seu interior 148 nascentes, cachoeiras (Mandiroba, Brucunum, Poço Azul, Poço do Buracão e Cotandiba), Caminho das Águas com diversas piscinas cristalinas, vales e uma vegetação que reúne o Cerrado e a Caatinga, com espécies únicas de fauna e flora (algumas ainda desconhecidas da ciência).

O parque abriga varios sítios arqueológicos que envolve a Casa de Pedra, o Alinhamento, Morrote da Pinturas com diversos painéis com inscrições rupestres, Toca dos Tapuais, entre outros atrativos.

Logo após a conclusão do Plano de Manejo, o parque contará com estrutura para recepção, orientação e deslocamento dos visitantes até as trilhas e atrativos. 

Parabéns para o profissionalismo da equipe de Guardas-Parques pelo brilhante trabalho de preservação e conservação da unidade de conservação. "Os guardas-parques são profissionais especializados que atuam na proteção e conservação de parques, reservas e áreas naturais, desempenhando funções como fiscalização, combate a crimes ambientais, educação ambiental e apoio às atividades de pesquisa". 

A luta pela implantação da 14ª Zona de Turismo da Bahia “CAMINHOS DA CAATINHA” é a principal meta das autoridades municipais e dos ambientalistas dos territórios Sertão Produtivo e do Velho Chico.








































 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia