FUNDAÇÃO JOAQUIM DIAS GUIMARÃES: 23ª Semana Nacional de Museus

“O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, é o tema da 23ª Semana Nacional de Museus, com foco em três subáreas temáticas principais:

Patrimônio Imaterial: a promoção do patrimônio intangível como fonte dinâmica de inspiração e como testemunho de uma herança cultural coletiva, no passado, no presente e no futuro.


Juventude: o poder transformador dos jovens no coração da atividade dos museus, transformando-os em centros vibrantes de inovação, de cooperação, de desenvolvimento e crescimento econômico, social e cultural.


Novas tecnologias: a sua importância na transformação dos museus em hubs sustentáveis e inovadores, enquanto espaços promotores de uma participação cidadã ativa e de aprendizagem para todos os públicos.


Para uma leitura mais aprofundada sobre o tema e sua relação com o futuro dos museus, acesse o Texto de Referência completo.


A cada ano, o Conselho Internacional de Museus – Icom lança mundialmente um tema diferente para a celebração do Dia Internacional dos Museus, que é, também, o mote norteador das atividades da Semana Nacional de Museus.


A Semana Nacional de Museus é uma temporada cultural coordenada pelo Ibram e aberta à participação de museus, instituições de memória, espaços e centros culturais brasileiros, que objetiva valorizar os museus brasileiros e intensificar a relação destes com a sociedade.


A iniciativa acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio), e, este ano, será realizado entre os dias 12 e 18 de maio.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia