SDE comemora implantação da Política Estadual de Transição Energética na próxima quinta-feira (24)
A ação contribuirá para que o estado se torne referência nacional em energia limpa
Na próxima quinta-feira (24), a Bahia dá um importante passo no desenvolvimento sustentável do estado com a instituição da Política de Transição Energética do Estado da Bahia e a criação do Programa de Transição Energética – PROTENER. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, diz que diante do cenário mundial de mudanças climáticas, são necessárias ações urgentes. “Já somos destaque na geração de energias renováveis no país, com a política vamos nos tornar referência nacional em energia limpa.”
O projeto de lei de número 25.542/2024 foi aprovado na Assembleia Legislativa da Bahia em 10 de dezembro de 2024 e visa estabelecer um marco regulatório para os próximos 30 anos, com revisões a cada cinco anos. O plano é baseado em quatro pilares principais. A diversificação da matriz energética; a redução das emissões de carbono; inovação tecnológica e desenvolvimento econômico sustentável; e governança e financiamento.
“A Bahia é uma potência para a transição energética brasileira, que caminha, a passos largos, para um futuro próximo justo, rico e sustentável. Hoje, cerca de 99% da energia elétrica produzida no estado vem de fontes renováveis e lideramos a produção de energia eólica no Brasil e de energia solar no Nordeste.”, afirma Angelo Almeida, que explica que a política busca alinhar crescimento econômico com sustentabilidade, gerando empregos verdes, reduzindo desigualdades regionais e posicionando-se como líder na transição energética brasileira.
Fonte
Comentários