O LUTO NOS ENVOLVE

Nada é tão fantástico quanto a vida! Mas nada é tão efêmero quanto ela! Hoje estamos aqui, amanhã seremos uma página na história. O que importa é que: QUE HISTÓRIA ESTAMOS  ESCREVENDO.

A cada partida de um ente querido, de um amigo, de um conterrâneo, um contemporâneo nosso, parte de nós vai junto. E costumo repetir que a morte dessas pessoas tem nos  deixado órfãos! Entramos num luto coletivo! O luto é uma forma cruel do aprendizado! Mas é necessário encontrar uma saída dele, especialmente relembrando o legado de quem nos deixou.

O legado de Zé Cardoso é vasto, considerando que esse urandiense viveu menos que sete décadas. Com simplicidade e humildade foi um filho da terra muito ativo. Além de professor, ( para Augusto Cury, a mais importante de todas as profissões na sociedade), alavancou o sindicato rural do município, estando na sua presidência por longos anos. Militando na política partidária e se elegendo gestor municipal por um pleito na primeira década do século atual.Além de sua atuação pública, foi um cidadão de bem. Bom filho, bom irmão, esposo,  pai e avô excepcional.

A sua vida não foi insossa, sem graça, sem brilho. Embora sem alarde, com toda calmaria, foi vivida intensamente na atuação de suas inúmeras atividades exercidas no setor público.

Muitos no seu entorno, foram beneficiados porque ele existiu.

Hoje o sol foi tão intenso, os pássaros cantaram, a copa das árvores foram sacudidas pelas  brisas serenas sopradas do leste, as águas correram pelos ribeiros, mas nossos olhos e  ouvidos não perceberam! Hoje os risos se calaram, a comunidade de Urandi ficou silenciosa e muitas lágrimas cobriram nossas faces. Ficará especialmente para família de Zé Cardoso uma saudade. E um conforto no Salmo 46:1 " Deus é a nossa fortaleza e o nosso refúgio na hora da angústia."

Urandi, 19 de fevereiro de 2025

Maria Isaura Reis Costa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia