IDEMA: O Maior Cajueiro do Mundo
Maior cajueiro do mundo fica em Parnamirim, município da Grande Natal — Foto: Divulgação/Idema-RN
ASCOM/IDEMA
O Cajueiro de Pirangi, localizado na praia de Pirangi do Norte, em Parnamirim, e cobre uma área de aproximadamente 9.000m², com perímetro de aproximadamente 500 metros. Em virtude da sua extensão, a árvore gigante entrou para o Guinness Book “O Livro dos Recordes”, em 1994, como o Maior Cajueiro do Mundo.
Segundo a tradição oral, o Cajueiro foi plantado em dezembro de 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira, que morreu aos 93 anos sob a sombra da árvore. Há também quem acredite que o antigo proprietário do terreno, Sylvio Pedroza (ex-prefeito de Natal), é o responsável pelo plantio. Outra teoria é que a própria natureza se encarregou do nascimento do gigante.
O crescimento desenfreado se deve às anomalias genéticas, as quais fazem com que os galhos cresçam para os lados e não para cima. Com o passar do tempo, o peso desses galhos se curvam e atinge o solo, ocorrendo assim um novo enraizamento, que estimula ainda mais a expansão do Cajueiro.
A árvore faz parte da vida da comunidade e do roteiro turístico dos visitantes do RN, tanto é que por ano o Cajueiro recebe mais de 300 mil visitantes. Atualmente, administrado pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema), possui quadro funcional que ajuda a manter o Cajueiro. Em sua maioria, os colaboradores moram no entorno – Pirangi, Pium, Búzios, Cotovelo.
Funcionamento:
- O Cajueiro de Pirangi é aberto todos os dias da semana, das 7h30 às 17h.
- A entrada, que custa R$ 8,00. Aceitamos, cartão de crédito, débito e pix.
- Crianças, de sete a 12 anos, pagam meia-entrada, assim como estudantes, professores e idosos, portando carteira comprobatória.
Contato
- Telefone: (84) 3113 - 6191
- E-mail: cajueirodepirangi@gmail.com / cajueiro@idema.rn.gov.br
Comentários