Projeto pioneiro qualifica jornalistas na área de Comunicação e Inovação

 


A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em parceria com o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e Escola Baiana de Comunicação, lançou nesta quarta-feira, 16, curso na área de Comunicação e Inovação para jornalistas e outros profissionais da área de comunicação. A solenidade aconteceu no espaço Crescer (Setre) e contou com a presença do secretário da Setre, Davidson Magalhães, e representantes das instituições parceiras e de apoiadores institucionais.

Os cursos são gratuitos e têm o objetivo de atualizar e qualificar os profissionais da área para as atuais e futuras demandas do mercado relacionadas à tecnologia, com ênfase à inteligência artificial generativa (IA). O projeto Comunicação e Inovação faz parte do programa Qualifica Bahia com recursos de R$ 184 mil oriundos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep). A oferta de cursos gratuitos ofertado pelo estado e parceiros é pioneira no País.  

A prioridade, em um primeiro momento, é a de atender jornalistas desempregados, mas profissionais que atuam no mercado podem demonstrar interesse e ocupar um lugar na lista de espera. Inicialmente serão sete cursos com 120 horas/aula, sendo 90% de qualificação técnica; 07 sete turmas de 20 alunos cada, totalizando 140 profissionais beneficiários. Os participantes receberão certificado, atrelado ao mínimo de 75% de participação nas atividades.

 

Yago Matheus/Ascom Setre
Lançamento do projeto Comunicação e Inovação
Fonte
Yago Matheus/Ascom Setre

Debate – O secretário da Setre, Davidson Magalhães, lembrou da importância de levantar o debate que envolve e comunicação e as tecnologias digitais, sobretudo no que se refere à expansão da desinformação por canais digitais, e o papel do profissional do jornalismo para retratar a realidade objetiva neste meio. 

“Formação nessa área é fundamental, porque esse debate de que contra fatos o que mais tem agora são argumentos, versão da realidade, confronto. A possibilidade de uma realidade objetiva nos trás o desafio de cada vez mais retratar essa realidade objetiva, sermos fiéis a essa realidade objetiva, porque ela existe, não é só a partir de um ponto de vista”, disse o secretário que pondera, ainda, que pelo fato de que, talvez, boa parte da população não tenha acesso a um letramento midiático mais aprofundado, “fica à mercê desse não letramento digital que permite a desinformação”.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas (Sinjorba), instituição idealizadora do projeto, lembrou que o domínio das tecnologias digitais é uma necessidade da categoria, sobretudo em um mercado que diminui as oportunidades a cada ano. Ele exemplificou com números do mercado de Salvador, considerando jornais que iniciaram no formato impresso e que hoje estão no meio digital. Em 1994 havia 1,3 mil jornalistas trabalhando em seis jornais e, na atualidade, são 120 profissionais atuando em três jornais - um deles com grande dificuldade.  

O representante da Escola Baiana de Comunicação, Marcos Cruz, ressaltou o ineditismo do programa e lembrou que as transformações sociais também passam pelo jornalismo e que é preciso acompanhar as inovações tecnológicas. “Esse futuro é agora e não dá para esperar”. O presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques, ressaltou os dois lados da tecnologia digital que ao tempo em que abre possibilidades, também impõem novos desafios. “Não nos iludamos, estamos ensinando essas ferramentas a nos substituir logo mais”, opinou.

Participaram, ainda, da mesa do evento o superintendente de Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Rubens Santiago, setor responsável pelo programa de qualificação; Silvia Ferraz, coordenadora de qualificação profissional da Setre; Washington Souza, vice-diretor da Faculdade de Comunicação da UFBA e Naira Souza, professora da Uneb. 

Yago Matheus/Ascom Setre
Lançamento do projeto Comunicação e Inovação
Fonte
Yago Matheus/Ascom Setre

 

Turmas - As duas primeiras turmas acontecem em Salvador, na sede da Escola Baiana de Comunicação (Pituba) – uma delas com início nesta quarta-feira -, mas já estão com vagas esgotadas e lista de espera. Outros municípios do interior do estado também receberão os cursos, em parceria com escolas e universidades locais, que oferecerão o espaço físico. Serão contemplados os municípios de Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna (Sul), Vitória da Conquista (Centro-Oeste), Teixeira de Freitas (Extremo Sul) e Barreiras (Oeste). O calendário será divulgado em breve. 

Serão, ao todo, 12 cursos no projeto abordando os seguintes temas: jornalismo de marca; SEO e textos digitais; ferramentas digitais para jornalistas; jornalismo e inovação; endomarketing; planejamento de comunicação 360; big data e ciência de dados; inboud marketing; linguagem jornalística; comunicação síncrona e assíncrona; imagem para redes sociais e divulgação de negócios em redes sociais.

Inscrições para as próximas turmas serão divulgadas nos canais de comunicação da Setre, do Sinjorba e Escola Baiana de Comunicação. 

Fonte: Regina Bochicchio/Ascom Setre

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