Governo da Bahia mobiliza sociedade civil e poder público para realização das Conferencias Municipais de Meio Ambiente

 


A cidade de Feira de Santana, a 108 km de Salvador, um dos principais pólos econômicos e sociais do estado, foi estrategicamente escolhida para dar início, nesta segunda-feira (14), a uma série de encontros promovidos pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o objetivo de mobilizar servidores, segmentos sociais e o poder público local, para que possam apoiar as conferências municipais e intermunicipais de meio ambiente. As atividades contaram com a participação dos servidores do Inema, de representantes dos Consórcios Públicos e Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (CDS e Codeter) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

As equipes vão percorrer, até o dia 18 de outubro (sexta-feira), as principais cidades do interior, para mobilizar o maior número de pessoas para as conferências municipais, que devem ocorrer até dezembro deste ano, além de fazer parte do cronograma de preparação para a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (CEMA), que acontecerá em março de 2025, com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”. A base desses encontros são as Unidades Regiões do Inema: Seabra, Barreiras, Itabuna, Eunápolis, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Juazeiro

A diretora de Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sema, Kitty Tavares, explicou que este é um momento de articulação para fortalecer a participação social em todos as regiões do estado.  “É um movimento onde convidamos a todos os atores sociais de cada município a se unirem no propósito de convocarem as conferências municipais, elegendo seus delegados para participarem da Conferência Estadual, uma etapa imprescindível para fortalecer a participação social. Por isso, é essencial que essas conferências sejam organizadas ampliando o debate sobre as mudanças climáticas e a adoção de políticas ambientais sustentáveis em todo o estado”, pontuou Kitty.

A ação em Feira de Santana teve a adesão dos consórcios públicos Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano, Bacia do Jacuípe, Território Sisal, Semiárido Nordeste 2 e Território do Recôncavo. As próximas reuniões estão programadas para as cidades de Seabra, Barreiras, Itabuna, Eunápolis, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Juazeiro.

Fotos: Matheus Lemos/Ascom Sema

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Trecho do Livro do Padre João Baptista Zecchin: O Ipê e o Amigo

Lideranças políticas, ambientais, comunitárias e institucionais aderem ao movimento pela criação da 14ª zona de turismo da Bahia