1° Seminário Nacional da Regionalização do Turismo busca aproximar as políticas públicas federais, estaduais e municipais
Crédito: Roberto Castro
Encontro reunindo representantes de todos os estados do país e mostrou avanços da regionalização no Brasil
No segundo dia do Salão do Turismo: Conheça o Brasil – que vai até domingo (11/8), no Riocentro – representantes de todos os estados do país se reuniram no 1º Seminário Nacional da Regionalização do Turismo. O encontro teve como objetivo promover a aproximação de políticas públicas nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Além de apresentarem soluções e resultados, as instâncias regionais puderam trocar experiências e promover a importância da aproximação com as entidades estaduais e federais.
Compuseram a mesa do seminário Bárbara Blaudt, diretora de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Ministério do Turismo; Ana Carla Moura, coordenadora-geral de Definição de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento do Turismo; Cristiane Sampaio, secretária nacional substituta de Políticas de Turismo; e Solange Portela, secretária de Turismo do Rio Grande do Norte.
“Estamos aqui dedicados para que a regionalização possa avançar cada vez mais. Hoje, aqui no Seminário, é o momento em que as instâncias estarão prontas para mostrar o quanto já evoluíram”, comentou Ana Carla Moura.
A diretora de Ordenamento, Bárbara Blaudt, aproveitou a ocasião para apresentar aos representantes regionais a secretária nacional substituta de Políticas de Turismo, Cristiane Sampaio. “Eu estou como secretária há menos de duas semanas. Recebi essa missão do ministro Celso Sabino e aceitei com muita alegria”, comentou. “Eu tenho aprendido muito nesse um ano em que estou no turismo e espero poder contribuir com todos vocês e com nossas pautas. Estou à disposição para todos vocês aqui presentes”, finalizou a secretária.
REGIONALIZAÇÃO – A aproximação das instâncias regionais com os órgãos estaduais e federais também foi o tema da reunião da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Anseditur), que aconteceu no primeiro dia do Salão do Turismo e que contou com as presenças dos secretários de turismo estaduais, além da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e do Ministério do Turismo.
“A gestão do ministro Celso Sabino prioriza a escuta aos municípios. Nós queremos uma interlocução direta com essas instâncias e nós temos feito ações nessa linha de aproximação através de acordos de cooperação, por exemplo com o SESC e o Senac, para apoiar os municípios”, declarou a secretária Cristiane Sampaio.
A Anseditur visa representar os destinos turísticos junto aos órgãos do governo federal, bem como prospectar parcerias e oportunidades que favoreçam esses municípios.
NÚCLEO DO CONHECIMENTO – Debates não vão faltar no Salão do Turismo: Conheça o Brasil. Serão cerca de 90 palestras e mais de 40 painéis, com representantes do MTur e demais parceiros, promovendo um grande intercâmbio de informações e troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo, de forma responsável e inclusiva.
Temas como sustentabilidade, COP30, investimentos no turismo, acessibilidade turística e boas práticas do turismo nacional marcarão os debates que acontecerão até sábado (10/8).
Na programação constam também reuniões sobre segurança turística e a estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), além do “Encontro de Negócios Sebrae”, que visa fortalecer micro e pequenos empresários do setor turístico.
Confira aqui a programação completa.
Por Cláudia Bispo
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Comentários