Encontro Territorial de Saúde em Guanambi

 



No dia 27, das 8 às 12 horas, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Guanambi, aconteceu o Encontro Territorial de Saúde com o tema “Território e Territorialização: Avanço e desafios no SUS”.

O encontro foi organizado pelo Conselho de Desenvolvimento do Território Sertão Produtivo - CODESP e pela Secretaria de Planejamento através da Coordenação Executiva de Planejamento Territorial e Articulação dos Consórcios Públicos, coordenado por Lívia Pinto Alves (SEPLAN) e contou com as presenças de lideranças dos movimentos comunitários, sindicatos, secretarias municipais de saúde e órgãos regionais do Governo Estadual.

O objetivo do evento foi estabelecer o debater sobre  os avanço  e desafios da Regionalização da Saúde no Território Sertão Produtivo.





A mesa de abertura do encontro foi composta por Luís Pereira - Presidente do STR de Guanambi, Éverton Bueno -  Secretário de Saúde de Pindaí e 
Coordenador Geral da CIR (Comissão Intergestores Regional) da Microrregião de Saúde de Guanambi, Leiliane Aranha - Secretária do Núcleo Diretivo do Conselho de Desenvolvimento do Território Sertão Produtivo e Milena Souza França – Coordenação  Executiva de Planejamento Territorial e Articulação  para Consórcio Público (SEPLAN).

O encontro contou com a exposição da Mestre em Saúde Coletiva, Doutora em Enfermagem e Coordenadora do Planejamento Regional integrado da Assessoria de Planejamento e Gestão (APG) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Joana Angélica Oliveira Molesini, que fez uma explanação sobre a Regionalização da Saúde Estadual e o Plano Diretor de Regionalização da Assistência à Saúde.

A Enfermeira, Especialista em Urgências e Mestranda em Saúde Coletiva com ênfase em Políticas, Planejamento, Gestão e Práticas em Saúde pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Luzia Célia Batista Soares, fez um relato da sua pesquisa e estudo sobre a participação popular nos conselhos de saúde da região e falou sobre os avanços e desafios no SUS no contexto territorial.

O Coordenador Geral do CIR, Éverton Bueno, fez uma explanação sobre o papel da comissão que é composta pelos 23 secretários municipais de saúde da região e se caracteriza-se como instância de negociação, articulação e decisão quanto aos aspectos operacionais do SUS no âmbito da Região de Saúde, destacando aspectos das ações e metas das diversas instituições (POLIMEG, Policlínica Regional de Saúde, Consórcio Interfederativo de Saúde, Hospital Regional de Guanambi,  HEMOBA, LACEN, SAMU, Casa de Parto Natural de Guanambi, UNACOM Caetité e Hospital do Rim).

O encontro foi finalizado com um debate sobre a situação da saúde regional e contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde de Guanambi, Dr. Luia Lélis, que fez um relato sobre as reivindicações e demandas regionais encaminhadas a SESAB. Também foi formada uma comissão que irá elaborar um documento com propostas de melhorias da qualidade da saúde regional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão