INTERMODAL DIGITAL - FIOL: obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste
Confira quais são as perspectivas para a conclusão das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e entenda a importância desse investimento. Saiba mais!
Redação NT Expo | 14 Dez, 2022
As primeiras ferrovias brasileiras datam
do Período Imperial e, desde o início de suas operações, tiveram como principal
objetivo integrar regiões, escoar a produção do interior até os mercados
consumidores e os portos e ainda servir como meio de transporte para as
pessoas.
As obras da Ferrovia de
Integração Oeste-Leste visam intensificar a participação do modal ferroviário
na logística brasileira. Assim, será possível melhorar o transporte de insumos
alimentícios, matérias-primas para as indústrias, entre outros itens com maior
facilidade.
Márcio
Freitas, especialista em logística e professor dos cursos de Gestão e Logística
do Senac EAD, nos apresentou um panorama sobre as obras da FIOL.
Leia mais abaixo e tire suas
dúvidas sobre o assunto!
A importância da integração da
Ferrovia Oeste-Leste para o Brasil
“Podemos dizer que a importância
das obras da FIOL está em aprimorar e agilizar o escoamento da mineração e da
agricultura das regiões envolvidas. Além disso, buscam facilitar a chegada de
insumos e tecnologias, principalmente por meio da ligação portuária com
Ilhéus na Bahia”, explica Freitas.
Apresentado dados do Encontro
Nacional da Associação Brasileira de Estudos Regionais (Enaber), Freitas vai
além em sua visão.
“Todo esse processo de escoamento
torna-se fundamental para o crescimento e desenvolvimento das regiões. A
perspectiva dos resultados projetados apontou um aumento de até 21% no nível de
emprego e um impacto positivo do PIB em torno de 5%, ambos no curto prazo”,
relembra ele.
Investimentos Cruzados: recurso
para acelerar as obras da FIOL
Investimentos Cruzados são contratos
em que empresas privadas assumem a obrigação de construir novas linhas férreas.
No entendimento de Freitas, eles são importantes para que obras como as da FIOL
sejam aceleradas.
Ele exemplifica: “Os
Investimentos Cruzados conseguem acelerar as obras devido a um acordo firmado
com outras empresas, como a Vale, que fez a aquisição de cerca de
485 Km de trilhos, referentes à extensão FIOL II”.
Expectativas para finalização das
obras da FIOL
Freitas comenta que há
expectativa para que o trecho I da malha ferroviária FIOL esteja em
funcionamento até 2025.
"A previsão é que no seu
primeiro ano pelo menos 18 milhões de toneladas sejam transportadas. Em geral,
as cargas serão de grãos e minérios de ferro produzidos na região de Caetité”,
complementa nosso entrevistado.
Segundo o professor, o segundo
trecho da FIOL, que ficará entre Caetité e o Porto de Ilhéus, tem um prazo de
conclusão até 2026.
Ele explica, no entanto, que essas
são apenas previsões e que mudanças podem ocorrer nos calendários até então
divulgados.
“O importante é que esse
importante investimento seja concluído o mais rápido possível, a fim de levar
ainda mais prosperidade para as regiões, melhorando os custos logísticos de
transporte para insumos e produtos produzidos nas regiões”, finaliza Freitas.
Comentários