Pesquisadores lançam Atlas do Município de Guanambi no dia 25 de outubro

 


Livro explora aspectos socioeconômicos, históricos, ambientais e educacionais de Guanambi e é fruto de trabalho realizado pelo Observatório UniFG do Semiárido Nordestino 



Com o objetivo de contribuir para a difusão do conhecimento técnico-científico, abordando aspectos histórico-culturais, das regionalizações, ambientais, socioeconômicos, educacionais e da saúde de Guanambi, o Centro Universitário UniFG lança, na próxima terça-feira (25), a obra intitulada “Atlas do Município de Guanambi - Bahia: Aspectos socioeconômicos, históricos, ambientais e educacionais”.  


A cerimônia de lançamento acontece a partir das 17h, na Biblioteca da UniFG Guanambi, campus São Sebastião. Na ocasião, exemplares do livro serão entregues a representantes de instituições da rede pública de ensino.  


Organizado e idealizado pelos professores e pesquisadores Carlos Magno Santos Clemente e Deborah Marques Pereira Clemente, a obra conta com a contribuição de jovens pesquisadores (estudantes do Ensino Médio de escola pública) e acadêmicos de Iniciação Científica da UniFG. A edição é do Grupo Editorial Letramento e o prefácio de autoria do ex-reitor da UniFG, Georgheton Nogueira. 


O Atlas compreende um total de 62 figuras, entre mapas, gráficos e fotografias distribuídas em 6 capítulos, que apresentam aspectos de regionalização, histórico-territoriais, socioeconômicos, educacional e histórico-culturais; além do quadro natural do município.  


O projeto que culminou na formatação da obra foi desenvolvido dentro do programa institucional Observatório UniFG do Semiárido Nordestino. Com ampla atuação desde 2014, o Observatório é responsável pelo norteamento de projetos e desenvolvimento de pesquisas nas mais diversas áreas, colaborando com o progresso não somente de Guanambi, mas de toda a região do semiárido. 


Um dos organizadores do livro e coordenador do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, professor Carlos Magno destaca que a constituição do Atlas apresenta resultados para além da produção técnico-científica, pois foi responsável pela qualificação e impulsionamento de jovens estudantes que estão iniciando suas trajetórias profissionais.  

 

“O Atlas do Município de Guanambi compreende um valioso material pedagógico, podendo ser bem aproveitado por diversos setores do poder público e organizações sociais de Guanambi, além de ser um exemplo e referencial para outros municípios da região. Trata-se de um projeto que simboliza e traduz a importância e o propósito do trabalho que desenvolvemos no Observatório UniFG”, completa o professor.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão