NOVO AVANÇO NA HISTÓRIA DE LEOCÁDIA

A pesquisa sobre o assassinato de Leocádia pode ter um grande avanço. Os documentos do processo criminal sobre o homicídio estão agora disponíveis no Arquivo Municipal de Caetité e foram copiados pela historiadora e professora Rosângela Miranda, do IFBaiano - Campus de Guanambi.

Segundo o médico e pesquisador Fernando Vasconcelos, que escreveu um artigo sobre Leocádia e a quem Rosângela repassou as cópias, os novos documentos poderão ampliar o conhecimento sobre o episódio tão marcante na história de Guanambi, no tempo que o arraial de Beija-Flor tinha pouco mais de dez anos de existência oficial. 

Para a professora Rosangela, que tem estudado principalmente a escravidão, liberdade e o período pós-abolição na região, o estudo sobre o crime tem grande importância para entender o seu impacto na misoginia e nos padrões comportamentais relativos às mulheres etc. 

Rosângela e Fernando vão desenvolver em conjunto um estudo sobre o tema, o que coincide com um momento em que o Ministério Público está debatendo a valorização da história de Leocádia como patrimônio imaterial de Guanambi.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão