BAMIN apresenta ao INEMA projeto para descartar a construção de barragem e adotar processo de disposição de rejeitos a seco

 


No dia 4, em Caetité, aconteceu a 32ª reunião da Comissão de Acompanhamento do Projeto Pedra de Ferro com a seguinte pauta: Apresentação dos resultados do Programa de Comunicação Social; Apresentação do Projeto de Filtragem a Seco; e Esclarecimentos e dúvidas. 

VEJA MATÉRIA OFICIAL DA EMPRESA BAMIM SOBRE O PROCESSO DE FILTRAGEM E EMPILHAMENTO DE REJEITO A SECO 



Projeto inovador e pioneiro na Bahia vai garantir mais sustentabilidade ambiental e tranquilidade para as comunidades 

Salvador, 03 de agosto de 2022 – A BAMIN pretende implantar um projeto de disposição de rejeitos, com filtragem e empilhamento a seco para a Mina Pedra de Ferro, em Caetité. Com a iniciativa, a companhia descartará a construção de uma barragem, prevista no projeto anteriormente, e será a pioneira na Bahia na adoção da tecnologia. O projeto de alteração seguiu para analise e aprovação dos órgãos reguladores e atende a todas as Normas Brasileiras vigentes.

Dentre os principais diferenciais do novo projeto estão os benefícios sociais, como a maior tranquilidade e conforto para as comunidades, e ambientais. “o maior diferencial é, sem dúvida, nossa licença social, ou seja, como cuidamos das pessoas no entorno de nossos empreendimentos”, avalia Rosane Santos, Diretora de Sustentabilidade da BAMIN. “O reaproveitamento da água é um dos ganhos ambientais mais sensíveis. A filtragem a seco com empilhamento permitirá chegar a 90% de reaproveitamento da água de processo”, complementa.

Para a implantação do novo sistema de disposição de rejeitos a seco, a BAMIN adotará as melhores práticas, assim como em todos os seus empreendimentos. O projeto terá, por exemplo, um sistema robusto de drenagem superficial e ainda um sistema de monitoramento contemplando mais de 166 equipamentos online, atendendo a todas as Normas Brasileiras. 

Apresentado durante I Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (ECOBA), no final de junho, o projeto de disposição de rejeitos, com filtragem e empilhamento a seco da Mina Pedra de Ferro foi muito bem recebido pelos integrantes dos comitês de Bacias Hidrográficas que avaliaram o projeto como inovador e uma demonstração da preocupação genuína da BAMIN com a sustentabilidade, sobretudo no que diz respeito aos recursos hídricos.

SOBRE A BAMIN 

A BAMIN investe continuamente em seus negócios no Brasil, que incluem a Mina Pedra de Ferro na região de Caetité, o Porto Sul em Ilhéus, e agora com o trecho 1 da Ferrovia de Integração Oeste Leste - FIOL. A empresa faz parte do Eurasian Resources Group (ERG), líder em mineração, metais e logística. O ERG é também o maior operador de transportes da Ásia Central, com ampla experiência em ferrovias. 

MAIS INFORMAÇÕES: Darana Relações Públicas - Bahia Cândida Silva candida@darana.com.br +55 71 99239-3230 Aloísio Pontes aloisio@darana.com.br +55 71 99954-5833






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão