7 de abr. de 2022

IF Baiano abre vagas para cursos técnicos nos campi Guanambi, Teixeira de Freitas e Santa Inês

 




São 650 vagas em cursos técnicos gratuitos; confira as opções e o período de inscrição em cada unidade


As unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) em Guanambi, Teixeira de Freitas e Santa Inês estão com seleção aberta para o preenchimento de 650 vagas em cursos técnicos, das modalidades Integrada e Subsequente ao Ensino Médio.


As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pela internet ou de forma presencial. Os períodos de inscrição variam a depender do campus de escolha. 

Podem se inscrever, nos cursos da modalidade Integrada, pessoas que já concluíram ou estão concluindo o Ensino Fundamental II (9º ano). Já a modalidade Subsequente é direcionada para quem concluiu ou está concluindo o Ensino Médio e deseja obter apenas a formação técnica.

Confira os cursos, vagas e procedimentos da seleção em cada unidade:

Campus Guanambi 

Até 6 de maio, estarão abertas as inscrições para cursos técnicos integrados ao ensino médio em oferta no Campus Guanambi. São 200 vagas disponíveis para os cursos Agroindústria (40 vagas), Agropecuária (80 vagas) e Informática para Internet (80 vagas).

A inscrição pode ser feita online, mediante preenchimento do formulário de inscrição, disponível na página da seleção.  Candidatos que não têm acesso à internet, podem se dirigir à Sala do Processo Seletivo, no Campus Guanambi, em dias úteis durante o período de 4 de abril a 6 de maio, para fazer a inscrição de forma presencial. Para acesso às unidades do IF Baiano, é necessário apresentar comprovação vacinal para covid-19. 

Candidatos deverão apresentar os seguintes documentos no momento da inscrição: CPF, RG ou apresentação do protocolo de solicitação junto ao órgão expedidor, Histórico Escolar (ou documento equivalente) e Autodeclarações, no caso dos candidatos optantes pela reserva de vagas. 

Acesse o edital de seleção e acompanhe as atualizações sobre este processo seletivo aqui

Critérios de classificação 

Para os cursos integrados, a classificação dos candidatos é feita a partir da análise de Histórico Escolar. Será avaliada a Média Final resultante das médias das disciplinas Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia do 8º ano do Ensino Fundamental. 

Já para ingresso nos cursos Subsequentes, o critério para preencher o número de vagas será a ordem de manifestação de interesse.

O IF Baiano reserva 75% das vagas para cotas em diferentes categorias de ações afirmativas e 25% para ampla concorrência. Este ano, as seleções irão contar com uma Banca de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial. Os membros da banca irão realizar entrevistas com o objetivo de confirmar a autodeclaração dos candidatos autodeclarados pretos e pardos, a fim de garantir que as reservas de vagas sejam ocupadas por quem possui o direito.

Ingresso em outras unidades do IF Baiano

Além dos municípios citados, o IF Baiano possui unidades em Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Itaberaba, Itapetinga, Senhor do Bonfim, Serrinha, Uruçuca, Valença e Xique-Xique. Para acompanhar o lançamento de editais dos cursos técnicos, para ingresso em 2022, destas localidades, basta acessar ingresso.ifbaiano.edu.br

Contato para mais informações:

Núcleo de Ingresso de Estudantes - ingressos@ifbaiano.edu.br


Informações para imprensa:

Diretoria de Comunicação do IF Baiano

comunicacao@ifbaiano.edu.br


 
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Rua do Rouxinol, nº 115 – Bairro: Imbuí | Salvador - BA CEP: 41720-052 | CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br



 

Nenhum comentário: