Vistoria técnica do Conselho Municipal de Meio Ambiente na região de Curral Velho em Caetité







No dia 14, às 14 horas, uma comissão técnica de membros integrantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Guanambi composta por Lailton Câmara – Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Marcelo Brito – OAB Guanambi; José Carlos Latinha – ONG Prisma; Gabriel Cotrim – Observatório UniFG do Semiárido Nordestino; e Gilberto Cardoso - Secretaria de Infraestrutura realizaram uma visita nas obras da FIOL, que fica localizada na zona rural do município de Caetité na área de Curral Velho e na divisa entre Guanambi e Caetité na região do Rio Grande e do Riacho do Rio Grande.

O objetivo da vistoria técnica foi averiguar e fiscalizar as denúncias feitas pela comunidade local, através de vídeos nas redes sociais, sobre a disposição inadequada de efluentes que poderiam impactar a Barragem de Ceraíma.

Na oportunidade foram encontradas complicações relatadas pela comunidade local sobre a eliminação de efluentes que foram lançadas no Riacho do Rio Grande e que poderiam impactar a Barragem de Ceraíma. 

O pesquisador do Observatório UniFG, Gabriel Cotrim, conjuntamente com os membros do CODEMA fizeram avaliações in loco sobre a qualidade da água através de aparelhos e sonda multiparamétrica, que será analisada em laboratório. 

É importante destacar que a área da vistoria fica localizada no município de Caetité e que os aspectos relacionados aos impactos ambientais relatados pelos moradores como detono de pedras nas obras da FIOL com lançamento de poeira tóxica nas lavouras e rachaduras nas casas na área é de responsabilidade da  Prefeitura Municipal de Caetité. 

A comissão técnica enviará ao Conselho Municipal de Meio Ambiente de Guanambi um relatório sobre a vistoria e destaca a importância do fortalecimento da fiscalização ambiental e o trabalho voluntário da sociedade civil na defesa do meio ambiente local. 

































 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão