UniFG: “Cobertura vegetal e qualidade de vida: cidade de Guanambi, semiárido baiano”



Caminhos da Geografia publica Pesquisa do Laboratório de Geoprocessamento do Observatório UniFG

Publicado em 20 de fevereiro de 2020.

“Cobertura vegetal e qualidade de vida: cidade de Guanambi, semiárido baiano” é o título do artigo publicado por pesquisadores do Laboratório de Geoprocessamento do Observatório UniFG do Semiárido Nordestino. O estudo foi publicado na renomada revista da área das geociências Caminhos da Geografia e teve como autores o Prof. Carlos Magno Santos Clemente, a Profa. Deborah Marques Pereira, a Profa. Hellen Pereira Cotrim Magalhães e a egressa Caroline Gonçalves Araújo.
A pesquisa destaca a presença da cobertura vegetal em áreas urbanas como um indicador da qualidade de vida da população em regiões semiáridas. E apresenta, como principais resultados, indicadores em situações insatisfatórias e inadequadas da cobertura vegetal na cidade de Guanambi, como salientam os órgãos internacionais e nacionais. Nesse contexto, o trabalho reforça a adoção de medidas efetivas de conservação e aumento da cobertura vegetal e arborização na cidade em Guanambi.
Para o Prof. Carlos Magno, “a conservação e aumento da cobertura vegetal na cidade de Guanambi pode proporcionar serviços ambientais relevantes para melhoria da qualidade de vida dos guanambienses”. Dentre estas melhorias, estão a promoção a saúde, regulação da temperatura, conservação dos aspectos biológicos, estética e cultural, destaca.
O artigo completo pode ser lido na página da revista Caminhos da Geografia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão