Visita ao atelier da artista plástica Rose Fernandes em Guanambi



Hoje (3), os autores do livro “Meninos do CEG As lutas e conquistas de uma geração”, José Carlos Lelis Costa e José Roberto Teixeira, fizeram uma visita de cortesia ao atelier e galeria de arte da artista plástica ROSE FERNANDES.



 O Blog do Latinha registra as obras da artista e destaca os estilos de obras: Natureza, Natureza Morta, Florais, Paísagens, Figuras Humanas, Nu Artístico, Figurativo, Surrealismo, Retratos e Abstratos. 

Também registra um pouco da Biografia de Rose por Pedro Roberto Ivo das Neves e a Crítica da Historiadora Mali Frota Vila-Bôas.


er

Rose Fernandes Artista Plástica Contemporânea, nasceu em 23 de maio 1972.

(Rosania Soares Fernandes Primo)

A baiana Rose é casada e é mãe. A família é parte constante da sua vida, com influência dos seus pais artistas. Cosme Fernandes(músico) e Silene Soares Fernandes(pintora). Descobriu o talento para a arte aos 5 anos de idade, já demonstrava forte tendência para a pintura e expressava grande interesse e gosto por desenho e pelas cores. Com força de vontade, empenho,  perseverança e amor pelo que faz, dedica sua vida (tempo integral à Arte) desenvolvendo seus trabalhos no atelier ou ao ar livre.


“Filha de uma cidade do semi-árido. sudoeste baiano seus quadros comportam o detalhe verde das folhas, a vida nas aves, a cor das flores, quando elas estão lá, a forma da fruta como se pudessem ir diretamente para os jarros e fruteiras de uma casa. São nisto muito generosos.”
Nascida em Urandi, Bahia, seus quadros expressam em absoluto detalhe verde das folhas, a vida dos pássaros, a cor das flores, as formas da natureza como se nascendo da própria tela. Exibem a exatidão e o realismo.

Teve Formação Técnica em Administração de Empresas – Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho – Guanambi – BA – Brasil, (1990-1997).

Nesse período começou ministrar cursos no SENAC e SETRAS, também oficinas de pintura para crianças e jovens da comunidade local.

Rose Fernandes, buscando aprimorar seus conhecimentos, frequentou oficinas pela Fundação Cultural da Bahia e cursos livres na I`Ecole nationale supérieure des beaux-arts de Paris, 09 de setembro à 29 de novembro 2013.

Também workshop na Académie de la Grande Chaumière com o instrutor Joseph Grenevilleand, 30 de setembro à 29 de outubro 2013, Paris França.

É fortemente inspirada pela fauna e flora de suas paisagens familiares e pela figura humana que desenha com perfeição.

Aos 13 anos, no início da década de oitenta, ela se muda para Guanambi, também na Bahia, que embora da mesma região, é uma comunidade atravessada por demandas contraditórias entre as quais a da arte tem um lugar reservado.

É aí que seu diálogo com um público com gosto para a pintura se faz mais evidente tendo recebido aplausos vigorosos, lugar de absoluto destaque, entre oito mil visitantes de um salão organizado na cidade em 1993, pelo poder público local.

Desde então Rose Fernandes tem seus trabalhos admirados em exposições coletivas e individuais em vários estados brasileiros: Bahia, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, capital, inclusive no MASP. 1996 ao visitar a cidade mineira de Ouro Preto – MG entra em contato com a arte barroca, do um ótimo aprendizado para seu trabalho. 2004 – Recebe da Câmara Municipal de Guanambi o título de cidadã Guanambiense.

No exterior já expos no México, Estados Unidos, Canadá, França, Itália e Alemanha, Medalha de prata no Canadá Best Art Show, Ontário.

2011 foi selecionada pela curadoria do Museu do Louvre onde realizou sua primeira viagem a Paris, para participar do SNBA – É membro de duas associações na França, 2013 – ArAnima e 2014- Mondial Art Academia (Officier Acadêmicienne) ocupando a cadeira 236 .

2013 realiza sua segunda viagem à Europa, Alemanha, Itália e França, onde passa 3 meses em Paris expondo e estudando, visitas a vários museus, galerias e Giverny, à casa de Claude Monet, uma experiência única. Rose Fernandes é premiada e catalogada, com participação em várias publicações em Livros, revistas jornais e anuários de circulação nacional e internacional. em 2002 participou do 3º concurso cultural pintura em Tela, recebendo o 1º lugar concorrendo com 3 mil artistas seu trabalho teve um grande destaque a nível nacional e internacional.

Em 2003 / 2004 teve suas participações nos Salões Art In Forma onde também ganhou 1º lugar (Medalha de ouro) na categoria figurativo nos dois anos consecutivos com as obras – Siriguelas e Coco Licuri.

As experiências das viagens integradas às exposições e estudos está sendo de grande relevância para sua evolução artística.

A correta percepção da luz e sombra e a paixão na execução de suas pinturas fazem de Rose Fernandes uma artista singular, pintando ao ar livre ou no atelier, Passa para tela uma carga de sentimentos, é mais do que tinta, é emoção e amor pelo seu trabalho

Pedro Roberto Ivo das Neves – Psicanalista – Mestre em Engenharia de Produção 
em Mídia e Conhecimento;
Especialista em Psicanálise Lacaniana.

“Pintar é viver intensamente cada momento, celebrando a vida e a natureza”



A poética da obra de Rose Fernandes tem como base a observação aguda da natureza e paisagens de regiões familiares à artista, com enfoque na flora e nas cores do Brasil. Com sua obra realista de técnica e desenho perfeito, Rose Fernandes confere uma inclusão no olhar do espectador a sua arte.


Mali Frota Vilas-Bôas
Historiadora E Crítica De Arte / 
Historian And Art Criticism






















Exposições individuais, coletivas e Salões entre os quais se destacam:

–  Coletiva – 12 Disciples des Arts – Paris – FR (2018)

–  Coletiva “Women in Art” – New York, USA (2018)
–  “Celebrando a Vida”- Espaço Cultural Josaphat Marinho – ALBA, Salvador – BA (2017)
–  (2017) Mostra de Arte na FG – Faculdade de Guanambi – BA – Brasil
–  Circuito Arte Moda – Salvador Shopping – Salvador – BA (2016)
–  Coletiva Galeria Thuillier, Paris, France (2016)
–  Individual “Origens/Mãos que Fazem” Casa do Comércio – Salvador – BA (2016)
–  Coletiva “Show de Bola” – Piracicaba, São Paulo e Rio de Janeiro/Brasil (2014)
–  Membro da  Mondial Art Academia – França, assumindo a cadeira 236 (2014)
–  Coletiva Galeria LBV –  Brasília – DF (2014)
–  Coletiva “ Caen Centre” – Caen  França (2013/2014)
–  Tornou membro da ArAnima, Associação de Artistas na França (2013)
–  “Amazonia” – Rose Fernandes e Sandra Biloé – Espaço La Rhumerie – Paris – França ( 2013)
–  Coletiva EMOTIONS OF THE WORLD – Piacenza – Itália (2013)
–  Coletiva nas cidades de Nova York, Chicago, San Francisco, Miami, Aventura, New Jersey (USA) – 2012.
–  Mostra de arte na Galeria Birds View Gallery – Charleston – SC – USA – 2011.
–  Coletiva “1ª Mostra de Artes Figueiredo” Galeria Sergio Caribé – São Paulo   (2011)                                                 
–  Contrato com a Galeria Ward Nasse – Nova York – EUA (2011)
–  Coletiva SNBA – Carrousel do Louvre – Paris – França (2011)
–   Individual Galeria Nelson Dahia SENAC Pelourinho – Salvador – BA (2010)
–   Coletiva  Galeria do SESC – Casa do Comércio – Salvador – BA (2010)
–   57º Salão de Artes Plásticas de Piracicaba – Piracicaba/SP – 2009
–  Individual – Guanambi/BA – 2008
–  Individual “Um Olhar para o Interior” – Galeria do SESC – Casa do Comércio Salvador – BA – 2006.
–  Coletiva “Consulte” – Galeria Mali Villas Boas – São Paulo – SP – 2005.
–  Coletiva “Vencedores do Salão ARTE IN FORMA” – Galeria Mali Villas Boas – São Paulo – SP. – 2005.
–  Individual  “O Manjar das Cores” – Galeria do SESC – Casa do Comércio – Salvador – BA – 2005.
–  Coletiva “Consulte” – Galeria Mali Villas Boas – São Paulo – SP – 2005.
–  Salão Canadá Best Art Show – Ontário – Canadá – 2004.
–  Coletiva “Paisagens do Brasil II”  Guadalajara – México – 2004
–   Individual “Sertão em Flor” – Guanambi – Ba – 2004




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão