IVANA BASTOS SERÁ ACLAMADA HOJE NA PRESIDÊNCIA DA UNALE

BAHIA ECONÔMICA

IVANA BASTOS SERÁ ACLAMADA HOJE NA PRESIDÊNCIA DA UNALE

A 23ª edição da Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), considerado o maior encontro de parlamentares da América Latina, começou na última quarta e segue até hoje, em Salvador, com palestras, apresentações de vídeos e cases, entre outros eventos simultâneos. A deputada estadual Ivana Bastos (PSD), candidata única à presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deve ser aclamada hoje. Ela falou sobre a campanha para ocupar a liderança da entidade e sobre as propostas de gestão.
“Foi um trabalho muito grande. Visitamos as 27 assembleias legislativas para construir essa chapa. Vamos continuar esse trabalho de representar os 1.059 deputados estaduais do Brasil, com o tema ‘humanizando um novo tempo’. A gente precisa estar mais perto das pessoas, contribuir mais com o ser humano, continuar com esse trabalho, debatendo ideias, criando leis”, disse. Segundo ela, dentre as primeiras ações está um plano de políticas públicas entregue à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, durante o evento. “Fizemos seis seminários regionais e colhemos 178 sugestões sobre suicídio, automutilação e violência contra a mulher. [Queremos] que este projeto seja elaborado em todo Brasil”, afirmou.
O governador em exercício, João Leão, outras autoridades e servidores também estiveram presentes. “Para a Bahia, é sempre um prazer receber as pessoas do mundo inteiro. Que esses mais de 400 deputados sejam bem-vindos. Recebê-los aqui, nos alimentando com suas experiências, é um prazer para nós”, declarou Leão sobre a CNLE, organizada anualmente pela União dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) com a presença de parlamentares de todo o país. No evento, governador em exercício ainda recebeu a Comenda Unale.
Este ano, os debates giraram em torno do tema “Humanizando as Leis em um Novo Tempo”. A presença de legisladores de diversos países também contribui com o diálogo internacional e o intercâmbio de ideias. Cerca de 20 entidades ligadas aos legislativos estaduais discutiram temas específicos para o dia a dia das 27 Assembleias Legislativas existentes no Brasil. “A gente quer ver como é que faz para ter um legislativo melhor. A Lei exige uma impessoalidade que não sente dor nem fome e não sabe da realidade. Esses são os temas que nós vamos tratar aqui. Não queremos que saia um documento de Salvador, e sim pessoas com mentes transformadas”, afirmou o presidente da Unale, Kennedy Nunes.
De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Nelson Leal, o encontro recebeu 1,2 mil inscrições e se consolida como o maior já realizado. “Além de termos a oportunidade de sairmos mais enriquecidos com as informações, vamos eleger uma baiana para presidente da Unale que, sem sombras de dúvidas, vai consolidar ainda mais os legislativos estaduais”, ressaltou Leal sobre a eleição da deputada estadual Ivana Bastos, que comandará a entidade no próximo biênio.
Para o presidente do Legislativo baiano, o tema não poderia ser mais apropriado para o momento, citando as recentes manifestações sociais no Chile, Bolívia e Peru. “Penso que essas explosões sociais são um alerta para o mundo, presentes que estão em outros continentes, sendo a raiz dessa inquietação global a injustiça”, opinou.(tb)
Foto: divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão