Intercept: Bastidores da PF: Bolsonaro está mentindo



Bastidores da PF: Bolsonaro está mentindo

Acabamos de publicar uma reportagem importantíssima no Intercept com informações que apuramos nos bastidores da Polícia Federal. A PF sabe que as ONGs que atuam na Amazônia não têm nenhum envolvimento com as queimadas que estão acontecendo na região. Os suspeitos são os de sempre: fazendeiros e madeireiros. Isso desmonta a teoria de Jair Bolsonaro e Ricardo Salles de que os responsáveis pelos incêndios são ativistas.
Culpar ONGs por crimes ambientais é um álibi que surpreendeu até os investigadores experientes. Habitualmente, os fazendeiros — geralmente as pessoas mais poderosas e ricas da área — costumavam culpar assentados sem-terra pelas queimadas. Mas as falas do presidente – “Pode estar havendo ação criminosa desses 'ongueiros' para chamar a atenção contra a minha pessoa” – parecem ter criado uma nova tendência. Na dúvida, a culpa agora é das ONGs.
O Dia do Fogo é tradicional na região. Este ano, no entanto, ele foi muito maior. Isso porque, como nos disse uma fonte, "numa coisa o presidente está certo: a mata é úmida, não queima. Mas isso quando está de pé. Derrubada, é outra história". Este ano havia muito mais árvores no chão, o que contribuiu para um Dia do Fogo tristemente histórico. 
O ritmo de derrubada foi tão intenso que, segundo a apuração da PF, faltou combustível em Novo Progresso, no interior do Pará. Os madeireiros acabaram com a gasolina da cidade para manter ligadas suas motosserras. 
O Intercept não vai parar de fazer matérias sobre a destruição da Amazônia. Queremos continuar denunciando a aliança entre ruralistas e o governo de extrema direita de Bolsonaro. Ajude-nos a continuar investigando antes que tudo vire fumaça.
Leia a matéria completa clicando aqui.
Rafael Moro Martins
Editor Contribuinte Sênior
Nayara Felizardo
Repórter

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão