Trilhando pela Chapada Diamantina: Ibicoara, Mucugê, Andaraí - Igatu e Ituaçu





Nos dias 11, 12, 13 e 14, a TV Latinha percorreu quatro importantes municípios turísticos da Chapada Diamantina - Ibicoara, Mucugê, Andaraí - Igatu e Ituaçu. 

O objetivo da expedição foi explorar e conhecer a importância do potencial turístico na Chapada Diamantina, aspecto que referencia a atividade econômica de uma comunidade. Foi observado as experiências positivas de implantação de Parques Municipais para o Desenvolvimento Sustentável das cidades de Ibicoara, Mucugê, Andaraí - Igatu e Ituaçu,  que geram emprego e renda.

A caravana contou com as presenças de José Carlos Latinha, das Professoras Graça e Cássia e a jovem Ana Clara. A expedição percorreu quatro importantes municípios turísticos com visitas em diversas áreas naturais, parques municipais, trilhas de belezas exuberantes, cachoeiras, grutas, currais de pedras, montanhas, paraísos naturais, museus, igrejas, casarões, entre outros atrativos. 

Nos quatros dias de expedição, visitamos as seguintes áreas turísticas: Ibicoara - Recanto de Maria Alice, Mirante do Campo Redondo, Parque Municipal do Espalhado - Cachoeiras das Orquídeas e Recanto Verde, Poço dos Frouxos e a famosa Cachoeira do Buracão; Mucugê - III Festival de Forró da Chapada, Cemitério Bizantino de Santa Izabel, Museu Vivo do Garimpo e suas belas trilhas e paisagens naturais; Andaraí/Igatu "A bela Cidade de Pedras e Flores", Recanto de Madalena e os caminhos antigos dos bandeirantes; Ituaçu -  Casarões Antigos e a famosa Gruta da Mangabeira.  

Foi importante conhecer a Associação dos Condutores de Visitantes de Ibocoara, o Centro de Atendimento ao Turista - CAT e a Pousada Dú Mario em Ibicoara e o Centro de Informações Turísticas de Ituaçu. Estas equipes desenvolvem um trabalho de assistência técnica ao turismo local.

A meta e o objetivo da TV Latinha, em parceria com a ONG Prisma e do grupo de Amigos da Serra - Parque Estadual da Serra dos Montes Altos, é a criação de uma nova região turística na Bahia "Caminhos Antigos do Sertão" no Território Sertão Produtivo, bem como demonstrar para o Poder Público Estadual, as Prefeituras e Câmaras de Vereadores da região sobre  o potencial do turismo no desenvolvimento sustentável local. 
  
Em breve, teremos a criação do LataTur - Agência de Turismo de Guanambi e Região, que visa estimular o Turismo nas áreas Naturais, Históricas e Culturais do Sertão. 

A TV Latinha agradece a receptividade dos amigos de Feira de Santana, do guia Francisco Alves - Kito e do Senhor Mário em Ibicoara e do Coordenador do Museu Vivo do Garimpo em Mucugê.

As trilhas sempre foram encerradas com um delicioso arroz com pequi.

Chapada Diamantina - Ibicoara







Chapada Diamantina - Mucugê














Chapada Diamantina - Andaraí/Igatu "A Cidade de Pedras"











Chapada Diamantina - Ibicoara - Caminhos para a Cachoeira do Buracão








































Chapada Diamantina - Ituaçu e a Gruta da Mangabeira






 





 Chapada Diamantina - Ibicoara - Pousada do Senhor Mario 





Chapada Diamantina - Ibicoara 
Associação dos Condutores de Visitantes de Ibicoara

 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Governo vai construir 31 sistemas de abastecimento em municípios das microrregiões do Vale do Paramirim e do Algodão